Hoje pela manhã, quem abriu a internet ou as redes sociais se surpreendeu com o vídeo de um jovem boliviano adentrando na cerimônia de sua formatura com um cavalo. A cena emocionante na verdade foi uma forma que o rapaz encontrou para agradecer seu animal.
O acesso à educação em muitos lugares do mundo é desafiador. Longas distâncias, caminhos difíceis ou quase impossíveis de percorrer, grandes distâncias… Em Sucre, Bolívia, o jovem Imer Baldovino Queveda enfrentava muitas dificuldades para chegar a sua escola, a Institución Educativa San José de Majagual e o motivo eram as recorrentes enchentes pelo rio Cauca, que deixavam o caminho cheio de água e lamacento.
A solução encontrada por ele veio através de Antonio Enrique Ordóñez, proprietário de uma fazenda próxima onde Imer trabalhava, que lhe ofereceu um cavalo, o Tormento, para que o jovem pudesse terminar os estudos.
Dois anos de trajeto feito à cavalo
Imer e Tormento percorreram o caminho da escola juntos por dois anos seguidos, debaixo de sol, chuva e frio, e para mostrar a sua gratidão ao seu companheiro, o jovem decidiu levar Tormento a sua formatura.
Quando Imer fez o pedido inusitado a direção da escola, foi prontamente atendido, afinal, todos reconheceram o esforço que a dupla fez durante os anos de estudos para chegar à escola.
E no dia da formatura, a dupla orgulhosa, cavalgou de beca e tudo para receber o diploma. Os presentes se emocionaram com a cena do formando e seu cavalo e aplaudiram a dupla. Imer agora deseja estudar Engenharia Agrícola e está em busca de recursos para conquistar mais este objetivo.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus
Fotos: Mistérios do Mundo
Leia mais curiosidades aqui.