Você já se perguntou quando o homem começou a montar nos cavalos? Segundo uma pesquisa publicada na revista Sciense Advances, liderada por Martin Trautmann, da Universidade de Helsonque, da Finlândia, o homem começou a andar a cavalo há cerca de 5 mil anos atrás.
A pesquisa examinou 217 esqueletos de pessoas que morreram entre 6.500 anos e 3.500 anos atrás, período que abrange a Idade do Bronze, enterrados na Romênia, Bulgária, Hungria e Sérvia, e em muitos foram encontrados indícios da “síndrome do cavaleiro”, um conjunto de modificações no esqueleto que acometem pessoas que andam em cavalos.
Cavalgar exigia do homem um esforço maior dos quadris, coxas e da porção final da coluna, e os esqueletos encontrados tinham alterações nessas partes dos ossos, que segundo Trautmann reforçam a teoria.
Essa descoberta pode ser a peça que faltava para uma outra resposta que intriga os pesquisadores. Se essa análise estiver correta, estes povos podem ser os responsáveis pela expansão dos chamados protoindo-europeus, um grupo pré-histórico que teria surgido na região do Mar Negro, mais ou menos entre a fronteira da Ucrânia com a Rússia, que se espalhou tanto para oeste quanto para leste, dando origem aos grupos da atual Europa.
Por Camila Pedroso . Redação Cavalus, com informações da Folha
Fotos: Reprodução / Folha
Leia mais curiosidades aqui.