O feito é atribuído ao Puro Sangue Inglês Huaso e ao capitão Alberto Larraguibel em 1949
O Puro Sangue Inglês Huaso e o capitão Alberto Larraguibel quebraram um recorde. Feito realizado em Viña Del Mar, Chile, em fevereiro de 1949. Dessa forma, entraram para o Guiness Book como a maior altura que um cavalo alcançou em toda a história. Saltaram sem faltas 2,47 metros. Acima de tudo, recorde mundial é oficial da Federação Equestre Internacional – FEI.
Ademais, trata-se de um dos recordes mais antigos do livro. A saber, até hoje não superado. Huaso viveu de 1933 a 1961. Nascido no Chile foi chamado inicialmente de Faithful. O começo da carreira no esporte equestre foi como um cavalo de Corrida. Mas nunca alcançou bons resultados.
No início da década de 1940, o Puro Sangue Inglês foi comprado pelo capitão do Exército chileno Gaspar Lueje. Com a finalidade de colocá-lo no Adestramento. Também não deu muito certo. O animal sofreu um acidente e quase chegou a óbito
Se recuperou. Mas adquiriu um leve mancar que pôs fim em mais uma tentativa de modalidade. A última opção foi o Salto. Contudo ele não se mostrava paciente. E nem dócil para a atividade. Sua história foi salva, então, quando foi transferido para a Academia de Cavalaria do Exército. Um novo nome e novo dono (Larraguibel), que buscou exaustivamente quebrar recordes.
Huaso já tinha 16 anos quando quebrou o recorde mundial. Bastante ‘velho’ para um resultado daquela magnitude. Logo após esse feito, o Puro Sangue Inglês foi aposentado. Morreu aos 28 anos e está sepultado na mesma Academia de Cavalaria onde passou seus últimos dias.
Fonte: Guiness Book e Wikipedia
Crédito das fotos: Divulgação/Wikipedia
Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus