Quais foram os cavalos mais rápidos do primeiro semestre?

Luciano Rodrigues, cavaleiro e pesquisador realizou um levantamento sobre quem são os cavalos mais rápidos nos Três Tambores e na Corrida

Quem foram os cavalos mais rápidos nos Três Tambores neste primeiro semestre? O que está sendo esse período na modalidade? Seria possível imaginar tantas quebras de recordes? Ainda estávamos curtindo o Evelino Rocha e a Rollin In The Fame no 30º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha, pouco mais de um ano (2021) e de lá pra cá o 16s369 nem aparecem mais na lista dos Top 10. Outra dúvida: o que foi essa pista do Rancho Mariana, palco do Top Show Rancho Vinte Vinte 2022? Tem ai uma mudança de paradigma em preparo de pistas.

Vale destacar que desde o recorde mundial de Evelino Rocha e Rollin In The Fame (16s369) que ocorreu em maio/2021, já se tem 17 tempos abaixo e todos eles neste primeiro semestre de 2022. Vejamos os Top 5 da velocidade neste 1º semestre de 2022.

Conforme já divulgado pelo Portal Cavalus o recorde mundial ainda é nosso. Indiscutível que a melhor tropa de Tambor está no Brasil. Dos Top 5, somente 3 animais são detentores dos 5 tempos mais baixos: Order a Victory LW, In Love Fame HR e EF Eurus Ta Fame. Com exceção de EF Eurus Ta Fame, filho de Dash Ta Fame, todos os outros são filhos de garanhões nacionais: Victory Fly VM e El Shady Zorrero. Em contrapartida, das três matrizes: Slostartfastfinish, Cheyenne Fame I Am e EF Brahma Brown, somente esta é nacional.

O 5º melhor tempo é de EF Eurus Ta Fame, cavalo filho de Dash Ta Fame e de EF Brahma Brown (EF Shady Brown), hoje de propriedade de um condomínio formado pelo Haras ZD, MJ Ranch, Sidnei Junior e Haras São Francisco, montado pelo Sidnei Junior cravou 16s277 durante o Top Show Rancho Vinte Vinte.

Na 4ª colocação está Order a Victory LW, filho de Victory Fly VM e de Slostartfastfinish (Rare Bar), de propriedade e criação de LW Agrícola e Participações LTDA, montado por Edson Carlos da Rosa, durante o Top Show Rancho Vinte Vinte, marcaram o tempo de 16s257.

O 3º tempo mais rápido foi de EF Eurus Ta Fame, novamente o conjunto formado com Sidnei Junior marcaram o tempo de 16s251, também durante o Top Show Rancho Vinte Vinte.

Na 2ª colocação é In Love Fame HR, filha da lenda branca El Shady Zorrero e de Cheyenne Fame I Am (Dash Ta Fame), propriedade de Lúcia Cristina Sávio, criação do Haras Raphaela LTDA, montada pelo Décio Talon, marcaram o tempo de 16s213, durante o GP Haras Raphaela.

E o novo recorde mundial é de Order a Victory LW, montado pelo Edson Carlos da Rosa, com o tempo de 16s109, durante Top Show Rancho Vinte Vinte, que aconteceu em junho de 2022.

Os 20 cavalos mais rápidos dos Três Tambores no primeiro semestre

Fonte: SEQM/SGP Sistemas.
Gráfico: Autor.
Obs.: Até a data de publicação desta matéria, alguns números podem ter mudado.

Índices dos cavalos mais rápidos do Jockey Club de Sorocaba

Através das publicações dos resultados emitidos pelo Jockey Club de Sorocaba, no 1º semestre de 2022, foram realizadas 59 corridas (páreos), em 8 finais de semana, sendo páreos de 201 metros, 275m, 301m, 320m, 365m, 402m.

Neste período (19 de março até 18 de junho), foram promovidas 15 páreos de 201 metros, destes, o mais rápido foi Bueno Lake com o tempo de 11s710, macho, filho de Granite Lake e Eye Am Bueno (Mr. Eye Opener), de criação do Haras 2M, propriedade do Stud K&P, com o jockey V. A. Barros, treinado por A. Artemam, no Grande Prêmio Super Speed.

Nos 275 metros foram realizados 7 páreos, Sir Runaway JM com o tempo de 15s264, macho, filho de Wicked Eagle e de Miss Runaway (Ocean Runaway), criação de Jorge Maluf Neto, propriedade de Jorge Maluf Neto, conduzido pelo jockey A. Ramos, treinado por A. Artemam, no Grande Prêmio Super Sprint.

11 Páreos foram realizados nos 301 metros, pelo GP Pres. do Centro Hípico do Oeste – I Derby, destaque para Primeira Fast HWS, criação de Antonio Lirio Simon, propriedade do Stud Rancho alegre, a fêmea cruzou a linha nos 16s314, uma filha de Granite Lake com Jewel Fast HWS (Fast Pass Jess), a égua foi conduzida pelo jockey J. D. Pereira e treinada por M. Praxedes.

Nos 320 metros, com 17 páreos, destaque para Miss Isao JQM, com 17s155 no Grande Prêmio Brazilian Futurity, a fêmea alazã, filha de Mr Jess Perry com Cortona Cartel (Corona Cartel), de criação e propriedade do Haras Jaguaruana, treinada pelo M. M. Tavares, e pelo jockey C. Medina. Miss Isao lidera na soma de ganhos até o momento, com o faturamento de R$ 400.000,00.

Meteoro Senator HF, com 19s607 cruzou a linha de chegada para os 365 metros durante o Grande Prêmio America Futurity , macho, filho de Louisiana Senator com Mongoose Separatist (Separatist), conduzida pelo jockey V. A. Barros, treinada por A. Artemam, esse cavalo é de propriedade do Stud K&P e criação de Fernando Rabelo Gonçalves. Com 365 metros foram realizados 4 páreos.

Por fim nos 402 metros, de onde surgiu o Quarto de Milha, teve 5 páreos, destaque, novamente, para Miss Isao JQM, com 21s361, durante o GP Megarace – Gianni Franco Samaja.

Recordes do Jockey Club de Sorocaba

Neste primeiro semestre, nenhum recorde anterior foi quebrado, mantendo-se, assim, as marcas:

FONTE:

http://www.jcsorocaba.com.br/

https://www.sgpsistema.com/

Colaboração: Luciano Ferreira Rodrigues Filho

Cavaleiro e Pesquisador | Haras Dom Herculano

Foto: Unsplash

Mais notícias no portal Cavalus