Aos domingos, o Portal Cavalus vem desenvolvendo uma série de reportagens sobre as raças de cavalos existentes no mundo. São animais surpreendentes, com características impressionantes. Perdeu alguma matéria da série? Clique aqui e acompanhe.
Esta semana, nossa pesquisa nos leva a África, Alemanha e Índia. Confira!
Cavalo Berbere
O primeiro dessa semana é o cavalo Berbere ou Berberisco, uma raça de cavalos africana. Devido à sua resistência e capacidade de adaptação, o animal foi domado pelas tribos do Magrebe, que habitavam principalmente o interior do norte da África.
Segundo as lendas tradicionais na região, os conquistadores árabes ficaram fascinados ao encontrarem esses cavalos em um estado “semisselvagem”. Tudo aconteceu na antiga região da Berbéria, que se estendia do território que hoje pertence à Argélia e Marrocos até a fronteira com a Líbia.
Encantados com sua força, elegância, agilidade e resistência, os conquistadores do Oriente Médio decidiram levar alguns exemplares com o seu exército.Não demorou muito para que esses cavalos selvagens cruzassem com os cavalos Árabes. Assim, uma primeira geração de mestiços foi gerada, o que pode ter influenciado as raças atuais de cavalos árabes.
Cavalo Kathiawari
Oriundo da península de Kathiawar, no oeste da Índia, o cavalo Kathiawari ou Kathiawadi foi originalmente criado pelo povo Kathi como um animal de guerra, no deserto, para uso em longas distâncias, terrenos acidentados e com pouca comida.
A raça tem relação com os Marwari do Rajastão; ambas as raças foram influenciadas por cavalos árabes importados.
Após a independência da Índia, a quantidade de exemplares diminuiu muito, restando hoje poucos animais, sendo muito utilizado nos esportes e pelos policiais da região.
Sua altura média na cernelha é de 147 cm, não excedendo 152 cm. Uma das características mais marcantes da raça são as orelhas, que se inclinam para dentro para tocar e às vezes se sobrepõem nas pontas. O Kathiawari tem as orelhas mais curvas que qualquer outra raça de cavalo.
Os exemplares da raça têm personalidade afetuosa e fiel. No passado, eles eram famosos por sua lealdade e coragem, principalmente em batalhas, quando defendiam seus senhores, mesmo que fossem feridos. Além de sua bravura e lealdade, esses cavalos também são altamente ativos e inteligentes.
Cavalo Holsteiner
Raça originária da região de Schleswig e Holstein, na Alemanha, o cavalo Holsteiner é muito popular para o Hipismo em várias regiões do mundo. Forte resistente, é considerada a raça mais antiga dos cavalos de sangue-quente, tendo sua origem no século XIII. São usados principalmente em saltos, adestramento, atrelagem e cross-country.
Possuem porte grande, tendo entre 1.60m e 1.70m de cernelha. Os cavalos dessa raça tem um porte atlético e pescoços arqueados. O pescoço “pesado” foi perpetuado na raça pelos garanhões Ladykiller e Landgraf.
Fonte: Meus Animais / Wikipedia
Fotos: Meus Animais/ Wikipedia / Pexels
Leia mais curiosidades aqui.