O portal Cavalus está trazendo aos domingos uma série de reportagens mostrando as principais raças de cavalos do mundo. E essa semana, vamos apresentar mais três: o Mustang, pônei Shetland e Morgam. Confira!
Cavalos Mustang
Eles têm a fama de serem cavalos oriundos dos Estados Unidos, mas os cavalos Mustang têm origem Europeia, descendem dos cavalos Espanhóis levados para a América pelos conquistadores.
Estima-se que hoje existem apenas 30 mil exemplares da raça, que vivem de maneira selvagem e são protegidos pelas leis americanas.
Os índios americanos tinham medo destes animais, quando eles chegaram da Europa, mas logo notaram que com as suas características, poderia ser decisivo para a caça ou guerra.
Eles vivem em grupos de 15 animais, aproximadamente, com éguas, potros e jovens machos com menos de dois anos, com um macho dominando o grupo e os protegendo de coiotes, pumas e ursos.
Leia mais:
- Quantas raças de cavalos existem? – parte 2
- Quantas raças de cavalos existem? – parte 3
- Quantas raças de cavalos existem? – parte 4
Pônei Shetland
Originário das Ilhas Shetland, nordeste da Escócia, os pôneis Shetland possuem no máximo 112 cm de altura por 117 cm de cernelha, com pelagem densa, pernas curtas e são considerados muito inteligentes. Por serem animais fortes, são muito utilizados para montaria, carga e tração.
Surgiram na Idade do Bronze do cruzamento de animais nativos com outros trazidos por colonizadores nórdicos.
A Shetland Pony Stud-Book Society, do Reino Unido, foi fundada em 1890 para manter a pureza da raça e encorajar os criadores a desenvolverem animais de alta qualidade. Em 1957, a Shetland Islands Premium Stallion Scheme foi formada para subsidiar cavalos registrados de alta qualidade para melhorar o plantel da raça.
Cavalos Morgan
A raça surgiu de maneira acidental, nos Estados Unidos, pelas mãos de Justin Morgan. Ele acidentalmente promoveu o cruzamento de um exemplar Puro-Sangue Inglês com uma égua mestiça de raça selvagem, provavelmente um Hackney.
Deste cruzamento nasceu Figure, um animal que tinha porte musculoso, peito aberto e com excelente ossatura. Sua ótima estrutura, força e velocidade o deixava apto para realizar todos os trabalhos na pequena fazenda de Justin.
Certa vez, disputando carreia com outros animais, Figure se saiu vencedor, se mostrando ser um excelente cavalo de sela, apresentando sempre sua enorme resistência e docilidade, características notáveis da raça.
Por conta dessas qualidades, os amigos de Justin também quiseram tirar uma cria e, constatou-se que “Figure” imprimia todas as suas características em seus descendentes.
No Brasil, a raça chegou em 1920, por meio de duas importações: uma feita pelo Ministério da Agricultura e, outra, por Manuel Luiz Osório, neto do General Osório, com o propósito de melhorar o planteI da Cavalaria do Exército Brasileiro. Para tanto, foi constituído um núcleo de cavalos Morgan na capital do Estado do Rio Grande do Sul.
E ai, está gostando da série? Quer sugerir alguma raça? Comente em nossas redes sociais. Será um prazer trazer novas raças deste animal tão importante para a história da humanidade. E aguarde que domingo que vem traremos outras três raças.
Por: Camila Pedroso
Fonte: VetSmart / Wikipedia
Fotos: VetSmart / Agro 2.0 / Arquivo / Live Science
Leia mais curiosidades aqui.