O cavalo Campolina é uma mistura de várias raças e sua criação no Brasil iniciou-se no final do Século 19 em Minas Gerais
Genuinamente brasileiro, o cavalo Campolina comemora em 2020 150 anos de criação. Antes de mais nada, Cassiano Campolina cruzou diversas raças em busca de um animal de grande porte, ágil, resistente e de boa aparência. Até que em 1870 chegou ao que desejava. Conta a história, que ele ganhou a égua Medeia já prenhe de um Andaluz de D. Pedro II. Deste cruzamento, então, nasceu o potro batizado Monarca.
A formação da raça Campolina teve, portanto, origem na cidade de Entre Rios, Minas Gerais. Pelo porte, o cavalo Campolina é conhecido como grande um marchador. Aliás, um dos objetivos do seu criador era também que os indivíduos fossem confortáveis no andamento. Só para exemplificar, entre as características destacam-se o porte nobre, as formas harmoniosas, os traços curvilíneos. Assim como a estrutura óssea muscular que favorece o andamento marchado.
O cavalo Campolina é dócil, tem uma beleza característica incontestável. Seus movimentos harmoniosos tornam sua montaria nobre e confortável. Durante mais de 70 anos, a raça foi aperfeiçoada com o cruzamento de cavalos PSI, anglo-normando e Mangalarga Marchador. Com a ajuda dos amigos e criadores nesse ínterim, o cavalo Campolina se formou.
Destaques
- A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina foi fundada em 1951
- Pelagem Baio é predominante; porém existem indivíduos nas cores Alazã, Castanho, Preto, Tordilho e Pampa
- A cabeça é seca, perfil sub-convexo para retilíneo, olhar vivo
- Orelhas médias, contudo tendendo para longas
- Pescoço musculoso e rodado ao mesmo tempo tendendo para comprido
- As crinas são fartas e sedosas. Sua garupa é ampla e longa, suavemente inclinada. Ssim como a anca é arredondada e a cauda de inserção baixa
- O tamanho ideal é de 1,58m para os machos, enquanto para as fêmeas a altura média fica em 1,52m
- Peso médio de 500kg
- O evento mais forte do calendário é a Semana do Cavalo Campolina
Fonte: Comprerural e ABCCCampolina
Crédito das fotos: Divulgação/ACCCBA e Correio 24 Horas
Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus