Está correto dizer que no Brasil todo cavalo que tem o corpo de tonalidade amarelada ou dourada e crina, cauda e membros pretos é Baio. Acima de tudo, essa é a descrição da pelagem oficial em algumas raças que conhecemos, como o Quarto de Milha. Porém, há o cavalo baio que apresenta uma linha no dorso e zebruras nas pernas. E é nesse ponto que eles se diferem.
Muito da nossa cultura do cavalo tem origem nos Estados Unidos. Por lá, essa diferença citada acima tem dois nomes: Buckskin e Dun. No Brasil, o Buckskin é bem conhecido. É o cavalo baio que tem o corpo dourado com crina, cauda e membros pretos. Enquanto os que apresentam uma linha escura ao longo da espinha dorsal até a cauda, chamado de Dun ou simplesmente Baio. Ah, mas é tudo a mesma coisa! Sim, só estamos querendo colocar uma pouco mais de conhecimento no seu dia.
Podemos ir até mais longe. Bastante cobiçada, a pelagem baio impressiona e até é considerada por alguns como o símbolo do mundo western. Contudo, as sutilezas vão além. A pelagem Buckskin ocorre como resultado da ação do gene de diluição creme. Por outro lado, o Dun tem um gene diluidor que afeta os pigmentos de vermelho e preto. Baios que são diferentes não apenas visualmente, como também geneticamente.
Há ainda algumas variações que você pode encontrar no Buckskin: dusty (claro), golden (dourado), silvery (prateado), yellow (amarelo) e sooty types (cinza). O assunto pelagem é, sem dúvida, complexo. Se o seu cavalo se encaixa nessas características, procure se aprofundar mais no assunto.
Fonte: Wikipedia, Cowgirl Magazine
Crédito da foto de chamada: Plusoneandahalf
Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus