Você sabia que a estátua Gran Cavallo é obra de Da Vinci?

Depois de 20 anos de pesquisas, o famoso artista concebeu o projeto em argila, que só foi finalizado séculos depois

Leonardo Da Vinci fez os primeiros desenhos de Gran Cavallo em 1482. Monumentos não eram sua preferência, mas aceitou o convite do duque de Milão Ludovico Il Moro. Ele encomendou a maior estátua de cavalo do mundo a fim de homenagear Francesco, seu pai falecido.

De fato, um desafio para Da Vinci quando ele viu uma oportunidade de colocar em prática anos de estudos e observações sobre o movimento e expressão dos corpos. Em primeiro lugar, o artista observou e analisou os cavalos dos estábulos do castelo.

Registrou, em diversos manuscritos, diferentes movimentos do animal com o intuito de compreender a centelha de vida que vibrava naqueles corpos e que promovia expressões tão intensas.

Usou todos os seus recursos e demorou 20 anos até chegar ao primeiro modelo do monumento equestre Gran Cavallo. Finalizou em argila o protótipo de 7 metros de altura. Em seguida, estudou como adicionar o bronze a fim de finalizar a obra.

Contudo, em meados de 1494, Ludovico utilizou todo o bronze para criar canhões e as tropas usaram o modelo de argila de Gran Cavallo para praticar tiro. O tempo passou e séculos depois a história do monumento de Da Vinci virou notícia novamente.

Charles C. Dent, em 1977, e depois Frederik Meijer, em 1994, assumiram o projeto. Foram criadas duas estátuas em tamanho original. A primeira está na entrada do Hipódromo de San Siro, em Milão, Itália; enquanto a segunda encontra-se no Meijer’s Garden, em Michigan, Estados Unidos.

Ainda há mais duas réplicas menores. Uma de 3,6 metros de altura, instalada na cidade natal de Charles C. Dent. E a segunda, de 2,4 metros de altura, na cidade natal de Da Vinci, em Vinci, na Itália.

Fonte: leonardodavinci.cc
Crédito da foto: Divulgação/Guia de Milão

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus