Você sabia que o Team Roping profissional não tem força no Canadá?

Por exemplo, no famoso e tradicional Calgary Stampede nunca houve uma competição de Team Roping; e pela associação do rodeio completo de lá a modalidade só entrou em 2000

Estamos tão acostumados com as provas de Team Roping – Laço em Dupla – que é difícil pensar que no Canadá, país com força nos esportes equestres, seja ainda uma modalidade tratada como amadora. E por amador, entre outros pontos, com prêmios não tão altos como no profissional e a exclusão em grandes eventos.

Sem dúvida, o Team Roping se desenvolve a cada dia no Canadá, graças os próprios competidores que buscam sempre mais espaço e notoriedade para o esporte. A CPRA – Canadian Professional Rodeo Association premia campeões desde 1945, mas somente em 2000 realizou a primeira final do Team Roping do campeonato de rodeio completo canadense.

Murray Linthicum, um laçador experiente, lembra para a Spin to Win Rodeo Magazine que até então, a fim de praticar e competir por bons prêmios nesse esporte, precisavam cruzar a fronteira para os Estados Unidos. Os laçadores tiveram que ‘suar a camisa’ para conseguir esse espaço no Canadá. A organização da CPRA não ofertou premiação na final, por exemplo. Os próprios laçadores que foram atrás de patrocínio para viabilizar a competição.

Por exemplo, no famoso e tradicional Calgary Stampede, rodeio centenário, nunca houve uma competição de Team Roping até hoje na programação

Team Roping em Calgary

Aos poucos a situação mudou, mas ainda não chegou ao nível de um campeonato mundial da PRCA nos Estados Unidos. Há uma evolução, isso é certo. De 2000 para cá o Team Roping nunca mais saiu da grade da CPRA e vários rodeios aderiram ao esporte. Mas, ainda existe resistência, como para o tradicional Calgary Stapede, um dos rodeios mais famosos do mundo.

Entre os motivos, falta de espaço no camping e na grade da programação. Até que ano passado firmaram uma parceria com a PRCA, que exige que o rodeio parceiro realize todas as modalidades quando for um evento completo.

Assim, para que o Stampede contasse de fato para o ranking mundial da PRCA a modalidade Team Roping entrou na jogada. 2020 seria a primeira edição – desde que Calgary realizou o primeiro rodeio em 1912 – em que o Laço em Dupla faria parte da programação. O que devemos ver em 2021 caso não cancelem o rodeio por conta da Covid-19.

Fonte: Team Roping Journal
Colaboração: Rodeio S.A.
Crédito das fotos: Divulgação/TRJ

Veja mais notícias da editoria Curiosidades no portal Cavalus