AkiroVet. Ak, abreviação de Applied Kinesiology que em português significa Cinesiologia Aplicada. Este foi o nome que a médica-veterinária, Monique Franco, escolheu para a sua clínica focada exclusivamente na fisioterapia e reabilitação. Com 7 anos de atuação em Salto de Pirapora, no interior de São Paulo, por meio de seus serviços, ela oferece todo o suporte de pré e pós prova, atendimentos mensais, quinzenais e semanais.
Segundo ela, a empresa, que também faz atendimentos presenciais em propriedades particulares, surgiu devido a alta demanda em tratar cavalos atletas lesionados. “Quando esses animais são tratados ou fazem um controle preventivo, conseguimos diminuir a incidência de problemas consideravelmente e, de quebra, conseguimos aumentar a vida atlética deles. Isso, sem dúvidas, nos move”, destaca.
Tratamento na AkiroVet
O trabalho de Monique por meio da AkiroVet também fornece acompanhamentos de prevenção, reabilitação e cuidados com lesões crônicas e degenerativas. “Meu trabalho é essencialmente cuidar e recuperar o animal lesionado”, frisa a médica-veterinária que também é especializada em Fisiatria Equina e Quiropraxia.
Na AkiroVet, Monique explica que, quando necessário, é disponibilizado um espaço para internação de cavalos com casos mais complicados. “O maior desafio é tratar lesões mais graves. No entanto, fazemos isso de forma que eles não precisem sair das competições”, avalia ela destacando os diferenciais.
Outro destaque é o uso de tecnologia. “Temos inúmeros aparelhos de alta tecnologia usados como suporte e tratamento. Destaco o aparelho de Shock Wave eletrohidraulico, que trata via aplicação de ondas de choque em pontos específicos dos cavalos que estimulam citocinas anti inflamatórias e resultam em crescimento ósseo, cicatrização de tecidos e neoformação vascular, acelerando o tempo de cura”.
O amor pelos cavalos
Apaixonada por cavalos desde os dois anos, quando montou pela primeira vez em um deles, Monique revela que os primeiros passos como profissional começaram, à princípio, na parte clínica, visto que ela amava cuidar das feridas e fazia isso em tempo recorde. “Como eu tinha em casa mais de 100 cavalos e eles se machucavam com frequência, principalmente os potros arteiros nos piquetes, fui ficando ágil nesses cuidados. Com o tempo, fui estudando técnicas e a Fisioterapia veio naturalmente pois precisava dela para ajudar na recuperação dos animais”.
Com dedicação, eficiência e conhecimento, Monique conta que na AkiroVet se encontrou. “Eu sou uma profissional do cavalo e para o cavalo”, confessa ela. “Agradeço a Deus todos os dias pelo privilégio de poder conviver com eles”, finaliza.
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Monique Franco
Leia mais notícias aqui.