Série associações de cavalos e suas histórias: ABQM

Abrindo a série sobre as histórias de associações de cavalos, a ABQM conta a sua trajetória de importância para a raça Quarto de Milha no Brasil

Uma das associações mais importantes do Brasil, a Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), é referência quando se fala em cavalo no Brasil e, não por acaso, a sua história se confunde com a própria trajetória da raça que chegou ao país em 1955, com a importação de seis animais pela Swift-King Ranch (SKR), produtos de sua sede norte-americana, a famosa King Ranch, do Texas – à época a maior fazenda dos EUA.

O crescente interesse pela importação e criação de animais da raça, na década de 60, fez com que, em 15 de agosto de 1969, a ABQM fosse fundada no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).  

História

O primeiro presidente foi José Eugênio de Resende Barbosa, pioneiro na criação do Quarto de Milha no Brasil, além de ser proprietário do Haras Estrela Nova, em São Simão (SP). Ele também dirigiu a Associação por duas gestões, sucessivamente: em 1969, quando foi fundada, em 15 de agosto, e em abril de 1971, no seu segundo mandato. Faleceu aos 91 anos, na capital paulista.

Eventos

O calendário anual de 2023 terá 18 provas oficiais de 22 modalidades esportivas da raça, sendo os três principais eventos: o 32º Congresso Brasileiro, o 46º Campeonato Nacional e o 44º Potro do Futuro, 16ª Copa dos Campeões e 9º Derby

Mais informações sobre os eventos, clique aqui. 

Neste link, é possível encontrar uma linha do tempo com os principais feitos da ABQM no Museu do Quarto de Milha. 

43º Potro do Futuro, 15ª Copa dos Campeões e 8º Derby de Conformação e Trabalho

A ABQM está constantemente empenhada no desenvolvimento e aprimoramento dos esportes equestres da raça Quarto de Milha. Para 2023, há projetos que visam fortalecer a raça, promover competições de alto nível e oferecer suporte aos criadores e proprietários, além, é claro, de garantir o bem-estar dos animais que participam das provas. 

Projetos

Entre os projetos, destacam-se dois que já serão lançados agora no Campeonato Nacional: o primeiro é um escritório móvel itinerante do Stud Book, um projeto-piloto inovador que levará os nossos serviços do cartório diretamente para a região Nordeste. Com essa iniciativa, a entidade busca facilitar o acesso dos criadores e proprietários à documentação e registro de seus animais, promovendo maior agilidade e comodidade. 

O outro é o novo trailer-ambulância que estará disponível durante as provas equestres da raça. O veículo foi especialmente projetado para oferecer suporte e atendimento veterinário aos animais participantes, garantindo seu bem-estar e cuidados com a saúde de nossos cavalos atletas durante as competições esportivas. A ABQM também ampliará o projeto EQUO para mais centros de equoterapia do país, reforçando o compromisso social da raça.

Líder no rebanho equino no Brasil

Vale a pena reforçar que, um recente levantamento do Ministério da Agricultura, revelou que a raça Quarto de Milha lidera o ranking do rebanho equino no Brasil. O cavalo QM é o mais versátil do mundo, e tem uma importância relevante para o agronegócio brasileiro, desde o trabalho no campo até os esportes equestres que movimentam toda uma cadeia produtiva, nas áreas social, cultural e econômica. A ABQM é hoje a maior entidade de raça da América Latina. Atualmente, há 44 mil associados registrados na entidade.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Prêmios que reconhecem a força da raça

Palavra do presidente da ABQM

Para o Portal Cavalus, o presidente da ABQM, Caco Auricchio, reafirma o seu compromisso com a entidade. “Durante nossa gestão à frente da ABQM, priorizamos o fortalecimento do legado da raça Quarto de Milha no Brasil. Trabalhamos incansavelmente para ampliar a importância da equinocultura, promover o fomento dos esportes equestres e fortalecer a cadeia produtiva do cavalo. Participamos de articulações junto ao poder público, buscando estabelecer a segurança jurídica necessária para o desenvolvimento do setor”.

O presidente da ABQM, Caco Auricchio

E ele ainda destaca a criação do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui) como uma importante plataforma de apoio e desenvolvimento. “Nossos esforços foram pautados em seis pilares estratégicos de atuação: estabilização da segurança jurídica dos esportes equestres, transparência, ampliação de projetos sociais, fomento às provas da raça, valorização dos criadores e proprietários e apoio ao empresário-parceiro. Estamos orgulhosos do legado que construímos e deixamos para o Quarto de Milha”, afirma o presidente da ABQM.

Em breve, outras associações de cavalos também contarão as suas trajetórias aqui no Portal Cavalus.

Por Assessoria de imprensa/ABQM
Edição: Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/ABQM

Leia mais notícias aqui.