Em entrevista exclusiva ao Portal Cavalus, Caco Auricchio fala sobre sua gestão na ABQM

Em encontro com equipe de Jornalismo, Caco Auricchio, presidente da Associação do Quarto de Milha destacou os avanços e desafios em todas as áreas da Associação

Durante o 46º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, que acontece na cidade de Araçatuba (SP), o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio, o Caco, concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Cavalus. No encontro, o dirigente falou sobre os avanços e desafios em todas as áreas da Associação. Nesta primeira parte da entrevista, o presidente destaca o trabalho desenvolvido na área de Atendimento/Stud Book.

Portal Cavalus: Caco Auricchio, em quase quatro anos à frente da presidência da ABQM, qual avaliação você faz da área de Atendimento/Stud Book?

Caco Auricchio: Quando chegamos à ABQM, encontramos características de uma entidade tradicional, além de um padrão de comportamento conservador, como é natural em instituições assim. Para mim, não é nada estranho, porque já venho de anos da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O que nos propormos a fazer de diferente: dar uma dinâmica mais profissional à entidade, deixando-a mais leve e mais ágil. Buscamos mais eficiência. No início, uma das principais reclamações que a gente recebia era sobre o Atendimento/Stud Book, isso foi uma das coisas que demos uma ênfase muito grande. Se eles precisam de um serviço de cartório fácil e rápido, eles encontrarão. É muito bom chegar para registrar o seu filho, ir ao cartório e já sair com o documento. Já com o cavalo ficava até seis meses na espera, hoje, há um serviço bom e efetivo.

Portal Cavalus: E como você conseguiu mudar isso?

Caco Auricchio: Hoje, temos uma dinâmica operacional moderna, ela está focada nos associados como clientes da ABQM, com vários cuidados em todos os aspectos. A eficiência colocada na gestão, gerou um potencial de riqueza de caixa, isso é importante. Fomos a um nível de resultado, diferente do que havia de capacidade, e levamos isso para a pista. Uma das primeiras promessas que fiz no período de campanha, é que trabalharíamos muito, para reverter 100% das inscrições em premiações, antes era em torno de 50%. Conseguimos em julho, a distribuição de 100%. Houve um barulho danado, com medo de impactar o caixa, mas não, deu certo. Enxugamos a entidade, tomamos as decisões muito rápido, vimos a economia e conseguimos garantir os 100%. No 1º ano já deixamos pra trás, conseguimos colocar mais fomento no Potro do Futuro, e foi indo, tanto é que estamos com mais de R$ 23 milhões distribuídos em premiações ao longo desse período. A eficiência das modalidades, que está tendo, é o que vai gerar a riqueza das premiações.

Caco Auricchio em entrevista para a equipe Cavalus

Portal Cavalus: Uma das ações do Atendimento é o escritório itinerante da ABQM. Qual papel dele?

Caco Auricchio: Quando pegamos uma região mais distante de nós, como o Nordeste, colocamos o escritório itinerante da ABQM para atender essa região. Se há pessoas com dificuldade de realizar os procedimentos por meio do autosserviço, elas encontrarão apoio para aprender. Esse tipo de coisa como o cartório é a coluna, a espinha dorsal da ABQM. Havia um número de processos muito grande e conseguimos sanar isso. Se o proprietário tiver tudo em ordem, com os documentos do pai, da mãe, cumprir os scripts com os inspetores, resolve-se logo e tem o registro pronto.

Portal Cavalus: O que você destaca mais em relação ao Atendimento/Stud Book?

Caco Auricchio: Na campanha, em 2019, o Atendimento foi o que mais chamou a minha atenção, lembrando que eu era alguém que não vivia a ABQM, afinal, vim de fora, nunca tinha participado de diretoria, nem de nada. Mas claro que estudei, fiz uma boa leitura do que o cliente pedia e fomos atrás para poder atender. Uma das principais reclamações era o Atendimento/Stud Book. As pessoas não se sentiam acolhidas. Demos uma ênfase grande nisto. O trabalho do Zeca Barbero foi excelente com esta parte e o Stud Book. O que queremos, é dar um atendimento entendendo que o associado é nosso cliente. Hoje, sanamos os processos parados. O sistema é amigável, que é possível realizar as operações cartoriais necessárias, um autosserviço. A geração que vem chegando, é mais preparada com esse tipo de operação.

A entrevista com Caco permeou pelos vários setores da Associação, e traremos esses desdobramentos aqui no Portal Cavalus, fazendo um panorama geral sobre a gestão que se encerrar em outubro de 2023.

Por Matheus Oliveira/Agência Cavalus
Colaboração: Adriane Passos
Fotos: Divulgação/ABQM

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