Clima de festa e uma série de provas emocionantes vêm marcando a realização do 46º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, que acontece no Parque de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP). O evento é considerado o maior do calendário de provas oficiais da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) e vai até domingo (23/07), reunindo competidores quartistas de 22 estados brasileiros.
Nesta quinta (20/07), na Arena Vetnil, haverá provas de Três Tambores com Finais Aberta, além das classificatórias e Teste Horse. Já na Arena RAM, provas de Apartação com Finais Aberta, Juvenil Geração 2019 e classificatórias Profissional Light. Enquanto isso, na Arena Guabi, provas de Team Penning com classificatórias e finais Amador e Jovem Principiante. O destaque do dia é a realização de mais um leilão, desta vez, o 20º Leilão Haras WV e Convidados WV Leilões.
Na sexta (21/07), na Arena Vetnil, mais provas de Três Tambores com finais Profissional Light e classificatórias Amador, Jovem B e Jovem C Teste Horse. Na Arena RAM, Apartação e na Arena Guabi, provas de Ranch Sorting. Ainda, a partir das 19h, o último remate acontece com o Leilão Haras Relincho WV Leilões.
Promessa de muita emoção no penúltimo dia, sábado (22/07), com provas classificatórias Amador nos Três Tambores e finais Juvenil na Arena Vetnil. As finais de Amador vão rolar na Arena RAM e de Ranch Sorting esquentam as pistas da Arena Guabi.
No domingo (23/07), dia de despedida do 46º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, as grandes finais dos Três Tambores, Apartação e Ranch Sorting.
Confira a programação completa dos últimos dias do Campeonato Nacional.
Todas as provas são transmitidas, ao vivo, pelo canal oficial da ABQM no Youtube.
Campeonato Nacional 2023 recebe visita de estudantes
Durante o 46º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, mais de 100 estudantes participaram de visitas monitoradas para conhecer o universo dos esportes equestres. São jovens de 14 a 21 anos que fazem parte do Programa de Aprendizagem do SENAC que proporciona aos aprendizes competências voltadas à profissionalização e à cidadania, a partir da compreensão das características do mercado de trabalho.
“Foi uma experiência fantástica. O objetivo do programa, também, é viabilizar o conhecimento de várias funções no mercado. Na visita, eles tiveram oportunidade de conhecer vários profissionais que estão conectadas no universo equestre. Estamos, sem dúvida, contribuindo para o desenvolvimento do jovem tanto profissional quanto pessoal”, explica Vanessa Culti Gimenez, coordenadora do SENAC Araçatuba.
O estudante Pedro Gon, de 19 anos, gostou muito da experiência de conhecer um pouco mais sobre o universo das competições equestres da raça mais versátil do mundo. “Eu gostei bastante da visita no Campeonato da ABQM. Eu já trabalhei no segmento agropecuário e com rodeio e fiquei surpreso aqui porque é uma estrutura muito diferente. Nunca vi algo nesse nível”, avaliou.
Os aprendizes do SENAC fizeram a visita guiada pelo parque acompanhados do superintendente-técnico do Stud Book da ABQM, Daniel Fechio, que apresentou diversas áreas como esporte, cartório da raça, tecnologia e evento.
“A visita no Campeonato Nacional teve por objetivo levar ao conhecimento destes jovens, a dimensão da cadeia produtiva do cavalo, apresentando o evento como um todo, além da diversidade de profissionais que atuam para que as competições ocorram, desde a chegada dos animais até sua entrada em pista. Foi uma oportunidade para que muitos deles, futuramente, possam também vir a fazer parte do mundo cavalo”, afirma Aline Passos, analista de ações sociais, culturais e educacionais da ABQM.
Ampliação de projetos sociais
A atual Diretoria Executiva da ABQM já realiza as visitas monitoradas nos eventos esportivos do Quarto de Milha há um ano. Mais de 500 crianças, adolescentes e pessoas com deficiência já tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do universo do cavalo. Além de manter o mercado de pistas aquecido, a entidade tem investido em pesquisas para o setor e também no social.
“Nos últimos quatro anos, investimos cerca de R$ 1,2 milhão em ações sociais da raça – o que representa um crescimento de 500%, com destaque para os projetos de equoterapia e ampliação do número de centros apoiados pela ABQM, que passou de 7 para 36, em parceria com a Ande-Brasil. O Quarto de Milha tem o seu compromisso com o social”, conclui Manuel Rossitto, superintendente-geral da ABQM.
Por Wesley Vieira/Portal Cavalos
Com informações da Assessoria de Imprensa/ABQM
Foto: Divulgação/ABQM
Leia mais notícias aqui.