Laços que permeiam as rédeas: celebrando o Dia dos Pais no universo equestre

Compartilhando a paixão pelos cavalos e os valores que fortalecem essa jornada conjunta, filhos falam da importância de seus pais dentro do meio equestre

Além dos laços consanguíneos e afetivos que unem pais e filhos, há outro elo que transcende essa ligação: o amor pelos cavalos. Sim, lá no passado, eles aprenderam a amar os animais com os seus pais e agora passam para os filhos essa mesma paixão. Está no sangue. 

Por essas e outras, dentro do meio equestre, o Dia dos Pais transcende os arreios e rédeas ao celebrar a conexão entre cavalos e cavaleiros. De alguma forma, este é o momento para compartilhar, não apenas a paixão pelos equinos, mas também os sentimentos de dedicação, paciência e trabalho em equipe – valores que refletem a essência da relação entre pai e filho no universo equestre.

José e Caio: lado a lado nas cavalgadas

E para falar da importância da figura do pai dentro do mundo equestre, o Portal Cavalus conversou com alguns filhos que seguiram os passos de seus pais e, de alguma forma, trilham um caminho próprio.

De pai para filho

Promessa do Enduro no Brasil, o young rider Caio Vaz Guimarães vem de família precursora do esporte no Brasil e não esconde que a maior inspiração vem de seu pai, José Carlos Vaz Guimarães, proprietário do Haras Bluegrass. “O papel dele é fundamental. Desde que nasci, montava na sela com ele. Com o tempo, passei a montar sozinho e começamos a fazer provas de Enduro juntos. Atualmente, ele fica no apoio nas provas que participo”, revela.

José e Caio

Caio, que já soma em seu currículo diversos títulos, nacionais e internacionais, ainda reitera que o cavalo sempre foi um elo entre ele e o pai. “Foi esse animal que nos proporcionou viagens mundo afora juntos. Ele também fez com que na época, um menino de 18 anos, pudesse ter a oportunidade de passar 15 dias viajando com seu pai. Sorte das pessoas que têm o cavalo na vida para ter momentos como esse”, elogia.

Seguindo os passos

A amazona Mariana Marins é outra que seguiu os passos do pai, Aluisio Marins, da Universidade do Cavalo. Junto com o irmão, a jovem está sempre envolvida em empreitadas equestres. “É muito legal poder participar das atividades dele e com a TV UC não seria diferente. Acho ótimo poder participar do canal sabendo que foi uma coisa criada com muito carinho e que tomou proporções imensas. Passar um pouco do que eu sei lá e aprendi com ele é gratificante”.

Aluisio e Mariana

Para ela, o cavalo é uma extensão de sua vida e o pai foi primordial para criar essa conexão. ”Foi ele que me introduziu nesse mundo desde pequena, me ensinando e proporcionando momentos bons com os cavalos”, recorda. “Desde pequenos, eu e meu irmão, montamos e crescemos em cima destes animais. Minha vida sempre foi em volta de cavalo e tudo isso devo ao meu pai que vem nos proporcionando isso”. 

Por meio dos relatos de Caio e Mariana, o Portal Cavalus presta uma homenagem a todos os pais no dia de hoje. 

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Mariana Marins e Caio Vaz

Leia mais notícias aqui.