Dia do Pecuarista: cavalos são destaque no setor agropecuário

O Portal Cavalus destaca a importância dos cavalos no Dia do Pecuarista, responsável por um dos setores mais importantes da economia brasileira

Ser um dos pilares do setor agropecuário, fez com que o pecuarista ganhasse o dia 15 de julho especialmente dedicado para ele. Pudera, trata-se do reconhecimento aos profissionais e produtores rurais que se dedicam à criação e ao cuidado do gado bovino e demais animais da pecuária, entre eles, o cavalo, que tem participação especial nesse trabalho.

Antes de tudo é importante mostrar o significado da palavra pecuária. No dicionário, substantivo feminino. Relativo à criação e ao tratamento do gado. Técnicas, atividades, práticas usadas no processo de criação de gado, especialmente falando dos bovinos (vaca, boi, touro etc.).

Mas e na prática? O pecuarista desempenha um papel fundamental na produção de produtos que estão no dia a dia dos lares brasileiros, entre eles, carne, leite, couro e outros produtos derivados do gado, contribuindo para o abastecimento alimentar e o desenvolvimento econômico do Brasil.

O cavalo para o pecuarista

E o cavalo, claro, dentro da pecuária, desempenha um papel importante na bovinocultura, auxiliando os pecuaristas em diversas atividades relacionadas à criação do gado. Uma dessas formas é com o manejo do rebanho bovino, seja para movimentar os bois dentro das áreas de pastagem, conduzi-los para o curral ou realizar a separação de animais específicos. A habilidade natural dos cavalos de se movimentarem ágil e rapidamente é útil nesse tipo de trabalho.

Outra forma que os cavalos se mostram importantes para o pecuarista é no transporte de suprimentos e equipamentos necessários para a criação de gado em locais de difícil acessibilidade. Em áreas rurais onde o acesso a veículos motorizados pode ser limitado, os cavalos oferecem uma opção confiável para transporte de cargas.

E não para por aí, pois na ronda de pastagens, os cavalos são ideais pois permitem que os pecuaristas verifiquem o estado das cercas, a saúde do rebanho e possíveis problemas nas áreas de pasto. Eles podem cobrir grandes extensões de terras com mais facilidade do feito a pé, o que pode fornecer uma perspectiva mais ampla da área.

Os cavalos ainda fazem um importante trabalho em fazendas de gado extensivas, onde as áreas de pastagem são vastas. Nestes locais, esses animais podem ser usados pelos vaqueiros para auxiliar na localização, monitoramento e manejo do rebanho.

E para fechar, não menos importante para o pecuarista, as cavalgadas em eventos de rodeio, onde os cavalos são fundamentais em provas como apartação e laço. Essas competições e práticas ajudam a desenvolver as habilidades e a relação entre o cavalo e o cavaleiro, além de promover a tradição e cultura ligada à pecuária.

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação

Leia mais notícias aqui.