O mineiro Divagno Barcelos sempre foi um apaixonado por animais, em especial pelos cavalos. Esse fascínio, ele conta, nasceu nas fazendas dos avós e dos pais. “Eram nesses lugares que vivi as melhores férias na infância”. Já adulto, resolveu fazer Medicina Veterinária e, após um processo seletivo, foi escolhido para atuar com profissionais de alto gabarito na famosa KERSMARC, nos EUA.
De lá para cá, muitos desafios, entre eles a sua atuação à frente do ABCZ Equishow – um evento que atraiu milhares de pessoas para assistir a força e o charme equestre dentro da maior feira da pecuária zebuína do mundo. “Foi sensacional compor a equipe deste trabalho tão especial”, elogia Divagno Barcelos em uma entrevista exclusiva para o Portal Cavalus.
Divagno Barcelos, conta pra gente como surgiu o seu interesse pela medicina veterinária e em especial pela equina?
Sem dúvidas, veio das várias férias de infância, primeiro na fazenda dos meus avós e, também, nas fazendas dos meus pais. Sempre gostei do campo e de estar com os animais, principalmente os cavalos. Costumo falar que minha paixão virou profissão.
Como foi a sua experiência nos EUA?
No final de 2002 passei em um processo seletivo para uma experiência profissional em Kentucky (EUA). Foi a minha primeira conquista pessoal e afirmo que isso foi um divisor de águas na minha vida profissional. Tive a oportunidade de trabalhar no maior centro de reabilitação de cavalos atletas mundiais, o KESMARC. Lá, acompanhei os melhores veterinários de cavalos de corrida do mundo. Foi uma experiência sensacional!
Além de ser um profissional da Medicina Veterinária, você também é competidor de Laço Individual, certo? Como é isso?
Pois é, além da Medicina Veterinária também monto cavalos e sou competidor de Laço Individual. Em 2010, criei o Equi Sport Center em Uberaba, um centro de treinamento e internação de cavalos atletas. Lá atendemos, tratamos, operamos e recuperamos cavalos atletas. Tenho uma gratidão imensa por esses animais, afinal, tudo que eu adquiri veio deles. Procuro passar essa paixão para minha filha Pietra, hoje com 10 anos. Ela herdou de mim esse amor, convive com eles desde que nasceu e, atualmente, é competidora na modalidade Rédeas.
Quais os maiores desafios nesses 18 anos de carreira?
O mercado equestre não é fácil principalmente na Medicina Veterinária, um mercado extremamente exigente e seletivo. Porém, com muito estudo e persistência, as coisas foram acontecendo. Hoje tenho uma equipe muito consistente com três Veterinários, que foram meus estagiários e ao final os contratei. Sem o talento dessa equipe, não seria possível todo trabalho nesses 18 anos de profissão.
Como surgiu o convite para o Equishow da ACBZ, Divagno Barcelos?
Meu primeiro contato com a ABCZ foi em 2017 quando a ABQM fez uma grande prova de Três Tambores ainda no parque Fernando Costa, em Uberaba. Daí surgiu a ABCZ Equishow no ano seguinte, quando além de médico-veterinário responsável, também assumi o cargo operacional no evento. Esse ano fui convidado para coordenação geral pelo meu amigo Alexandre Martendal e entregamos a maior ABCZ Equishow de todos os tempos. Foram mais de mil animais, 14 competições, 11 raças equestres, além dos projetos sociais.
Qual o balanço que você faz da última edição e o que pode adiantar para o próximo ano?
Foi sensacional compor um evento tão grandioso, considerado o maior do estado de Minas Gerais em número de raças e competições e um dos maiores do Brasil. Para o ano que vem já estamos em contato com mais associações e núcleos equestres. Com a graça de Deus iremos proporcionar um evento ainda maior para todos os competidores, criadores e público.
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Divagno Barcelos
Leia mais notícias aqui.