Equo Quali PM é lançado pela ABQM em parceria com Polícia Militar 

Projeto que visa a qualidade de vida dos agentes de segurança, o Equo Quali PM atenderá, inicialmente, dez policiais militares entre homens e mulheres

Nesta terça-feira (22/08), foi lançado oficialmente o Equo Quali PM, um projeto idealizado por meio da parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e o Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10), da Polícia Militar de São Paulo.

De acordo com as entidades responsáveis pelo projeto, o principal objetivo é a qualidade de vida dos agentes de segurança, tendo em vista a rotina de trabalhos dos mesmos, que passam por diversas situações no dia a dia.

Neste início, o Equo Quali PM contará com 10 policiais militares voluntários de Araçatuba (SP) e região, que participarão da primeira fase do EQUO do projeto, que será coordenado pelo HC Centro de Equoterapia de Araçatuba, que conta com uma equipe de fisioterapeutas, psicólogos e equitadores. 

Equo Quali PM pela qualidade de vida dos policiais

“O Equo Quali PM nasceu a partir de um pedido da ABQM para trabalhar com as forças de segurança. Nossa equipe fez uma busca sistemática na literatura em busca de material científico sobre as atividades assistidas com equinos e a partir daí construímos esse projeto para melhorar a qualidade de vida dos policiais militares. Queremos que o cavalo,com todo seu poder transformador,  cuide e acolha quem tanto faz por nossa segurança”, explica Carol Verdi, coordenadora do HC Centro de Equoterapia.

Além do lançamento oficial no Recinto Clibas de Almeida Prado, uma aula inaugural foi realizada contando com a presença de comandantes da cidade de Araçatuba e da região, além da coronel Adriana Belluzzo, dos responsáveis pelo HC Centro de Equoterapia, Carol Verdi e Henrique Sartori, e o superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto. 

“Essa iniciativa da ABQM é um presente para as forças de segurança. É uma oportunidade de proporcionarmos aos nossos policiais militares uma melhor qualidade de vida, através da equoterapia. Os PM’s têm uma carga mais estressante de trabalho no dia a dia e acreditamos que teremos excelentes resultados com a terapia assistida por cavalos. Para essa primeira turma, selecionamos policiais militares voluntários das nossas quatro unidades do interior e já temos uma lista de espera para a próxima”, destaca a coronel Adriana Belluzzo.

Por fim, Adriana, comandante do CPI-10, reforça que essa parceria irá contribuir para a qualidade de vida dos policiais, trazendo bons frutos para toda a corporação e agradece a todos que contribuíram para a parceria. “É uma turma mista, dos quatros batalhões que estarão iniciando o projeto, ao final dos seis meses vamos mensurar o quanto o projeto foi benéfico para esses policiais. A gente agradece à ABQM, ao HC Centro de Equoterapia, ao Siran, a toda a equipe do Equo Quali PM”.

Por Heloísa Alves/Agência Cavalus
Foto: Heloísa Alves/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.