A cidade de Americana (SP) se despediu ontem (18/6) da 35ª edição da Festa do Peão de Americana, realizada no Parque de Eventos CCA. Durante seis dias, o público se emocionou com competições nas modalidades cutiano, Três Tambores, além de outros eventos como as montarias em touros.
Após um saldo positivo em 2022, as estrelas do Circuito RAM ANTT, o principal campeonato da modalidade no Brasil, organizado pela Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT), brilharam novamente na arena para decidir a final durante a Festa do Peão de Americana.
Três Tambores
No dia 11/6, Mayana Cinesi Muniz levou o título e sagrou-se campeã. Montando no animal Dashin Cody, teve a melhor somatória, 53.788. “Venho me dedicando em animais novos. Faz 60 dias apenas que o Dashin está na minha sela e só vem provando, a cada dia mais, o meu trabalho. Ganhar um título desse, num animal que tem pouco tempo comigo, é muito gratificante. Agradeço imensamente ao Senhor que tem me levado e me conduzido perfeitamente”, disse.
A segunda posição foi de Brehna Bazanella e o animal Star Red Fame EK, com 54.533, e, a terceira, de Jéssica Aparecida Menegão e El Fame Fly HR, com 54.767.
Já neste domingo (18/6), Roberta Marin conquistou o título marcando o tempo de 17,860, com a melhor somatória, 53,234 em três apresentações, ao lado de Miss Question Shiner. “É um sonho tudo isso, essa vitória pela segunda vez! Sou bicampeã de Americana! Estou muito feliz”, comemorou ela que levou a fivela em 2022.
Ana Laura Savini terminou na segunda colocação com o animal B2B Noa Carat Rolls e aumentou ainda mais sua vantagem na liderança do ranking nacional. As cinco primeiras posições da categoria feminino se completaram com Raissa Silvestre, Vitória Guedes e Brehna Bazanella.
Na categoria mirim, a estrela de Ana Carolina Savini brilhou mais uma vez com a melhor somatória, 55,574, ao lado de Fit To Fly Shinning. “Estou muito feliz! No momento, não estou bem-posicionada no ranking ANTT, mas graças a Deus estou melhorando a cada dia. Só tenho a agradecer a minha égua e a Deus por essa vitória”, completou a jovem competidora.
Cutiano
A Festa do Peão de Americana foi o primeiro evento a sediar uma etapa da Copa Rozeta Cutiano, em 2014. Trata-se do principal campeonato de Montarias em Cutiano do país, modalidade tipicamente brasileira.
A noite de sábado (17/6) foi de Luiz Felipe Calejuri, de Mirassol (SP). O atleta montou no animal Fim de Noite, da Companhia Pro Horse, e fez 90 pontos em uma belíssima apresentação.
A segunda posição foi ocupada por Luiz Henrique de Almeida, de Piracicaba (SP), no Secretária, e Gabriel Júlio, de Mirassol (SP), no Bad Day. Os dois marcaram 89,50. Pra fechar os 5 melhores da noite, João Victor Gimenez e Felipe Mariano, terminando na quarta e quinta posição respectivamente.
Já no domingo (18/9) o título ficou com Luiz Henrique Andreza de Almeida. Montando no animal Romance, ele fez a maior nota da noite, 90, e ainda obteve a melhor somatória, 267, garantindo a fivela. “Primeiro ano aqui em Americana e, graças a Deus, levando o título de campeão. Para mim é uma alegria que não tem explicação”, vibrou.
Iron Cowboy
No Iron Cowboy, competição eletrizante e exclusiva da Festa do Peão de Americana, o norte-americano Austin Richardson, que ficou na segunda melhor posição da noite de sábado, fez a melhor nota no domingo. Junto ao animal Amargurado, ele somou 89,5. Papéis invertidos e, desta vez, Cássio Dias, que ficou no topo do ranking no sábado, conquistou a segunda melhor nota da noite, 89,25, no Ponto Final.
Encerramento da Festa do Peão de Americana
Ao longo da programação, a Festa do Peão de Americana contou com shows de artistas como Gusttavo Lima, Ana Castela, Hugo e Guilherme, além das duplas Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano, responsáveis por fechar a festa com chave de ouro.
O presidente do evento, Beto Lahr, comemorou a realização de mais um evento. “É uma honra, uma felicidade muito grande encerrar a edição com a casa cheia. Americana é uma festa para a família e oferece ao público o que existe de melhor no palco e na arena. Com a benção de Deus e de Nossa Senhora, deixo o meu muito obrigado a cada um por prestigiarem o evento que é pensado, feito com muito coração. Em nome da diretoria do Clube dos Cavaleiros, agradeço a vocês por estarem conosco mais uma vez”, disse ele que também aproveitou para anunciar a 36ª edição. “Nos vemos em 2024, de 7 a 16 de junho.”
Por Wesley Vieira
Com informações do Festa do Peão de Americana
Foto: Divulgação/Site oficial
Leia mais notícias aqui.