A pequena Luiza e o sonho com os cavalos

Neste Dia das Crianças, a pequena mineira mostra que os sonhos são possíveis e podem ser realizados

O berço de Luiza Barreto Tavares, 11 anos, não nega as suas origens rurais. Seus avós e bisavós maternos vivem na zona rural onde ela, apesar de viver na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), passa os finais de semana convivendo com a natureza e, claro, dos cavalos. Seu amor pelos equinos é tão forte que, ao completar 10 anos, recebeu em uma festa surpresa, um cavalo de presente, o Ventania.

Ainda bebê, Luiza já demonstrava o que sentia pelos cavalos

Os pais Tadeu e Lidiane Tavares contam que, desde bebê, Luiza demonstrava carinho pelos cavalos, mas que o interesse mesmo surgiu por volta de seus 7 anos. Nas idas para a roça dos avós, montava nos animais que pertenciam aos primos. Desde então, eles passaram a ser o mundo dela. “Do desenho animado, passando pelos jogos, filmes, séries, tudo que tinha cavalo a deixava fascinada”.

A paixão se tornava cada vez mais forte e nas viagens, Luiza também fazia questão de estar próxima deles. “Quando fomos passear em uma cidade histórica, nos ofereceram passeios a cavalos e é claro que ela não deu sossego enquanto não montou em um daqueles belos animais”, lembram os pais. 

E Luiza tinha um sonho. “Ela sonhava que tinha cavalo, sonhava que estava montando, sonhava muito e sempre com cavalo. Foi quando decidimos presenteá-la em seu aniversário de 10 anos. Foi emocionante ver a alegria estampada no seu rosto”.

Com os pais, Tadeu e Lidiane, no dia do aniversário de 10 anos

O cavalo de Luiza ganhou o nome de Ventania e se tornou o seu xodó. “É um animal muito especial e é preciso frisar que ela morre de ciúmes dele. O banho, por exemplo, é do jeito dela que também não gosta quando alguém o assusta”, contam Tadeu e Lidiane, orgulhosos.

Luiza tem uma rotina pesada durante a semana: estuda pela manhã, faz aulas de reforço e inglês à tarde. Porém é nos fins de semana que a alegria impera para ela. “Faça chuva ou faça sol, é para a casa dos avós, onde fica o Ventania, que Luiza se junta às primas, que também ganharam cavalos, e se diverte”.

Neste ano, Luiza participou, pela primeira vez, da 3ª Cavalgada As Patroas de Conselheiro Lafaiete, um evento voltado só para amazonas, realizado no dia 08/10 na cidade mineira. “Foi outro sonho que se realizou. Ela amou!”, contam.

Luiza na Cavalgada As Patroas, realizada em Conselheiro Lafaiete, MG

Ainda de acordo com Tadeu e Lidiane, no fim do ano, acontecerá outro evento na cidade, ao qual eles pretendem inscrever Luiza para competir na Prova Social, onde se julga o cavaleiro ou amazonas, postura, interação com animais, entre outros atributos. “Acreditamos que ela vai trilhar este caminho de eventos equestres, vide a sua animação e ansiedade”.

Para os pais, é um orgulho e grande satisfação poder proporcionar os sonhos da pequena  e futura amazona de competições. “Este é o mundo da Luiza e nós pais, acabamos aprendendo a gostar do que ela gosta também. De fato, o cavalo é a sua paixão”, destacam.

Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Acervo/Família Barreto Tavares

Leia mais notícias aqui.