Um centro de reabilitação equina voltado para animais vítimas de maus tratos e abandono. Este é o Cocheira Fraterna, projeto que vem há 9 anos resgatando e reabilitando cavalos visando proporcionar cuidados adequados e, quando possível, encontrar novos lares para eles.
Instalado na cidade de Santa Branca (SP), o Projeto Cocheira Fraterna foi criado por Tatiana Prado Duarte, uma estudante de Medicina Veterinária apaixonada pelos cavalos. Ela conta que tudo começou quando viu um cavalo precisando de resgate. Após a completa reabilitação do animal, sentiu a necessidade de estender a outros que passavam pelo mesmo problema. Daí em diante não parou mais. “Senti como se fosse um chamado para um propósito maior”, lembra.
Casos de abandono
Tatiana revela que o projeto geralmente atua diretamente no acolhimento de animais após o pedido de socorro por redes sociais, solicitação de guardas municipais, polícia ambiental ou quando se deparam com um caso de abandono. “Então fazemos os exames necessários e a partir daí montamos um protocolo de atendimento, com medicação, alimentação e o que for necessário”, destaca.
Ainda segundo a fundadora do Cocheira Fraterna, há um esforço de vários profissionais, como médicos-veterinários, fisioterapeutas, ferreiros, tratadores e estudantes em atender todos os cavalos, dando prioridade aos casos mais graves. “Infelizmente temos um número reduzido de vagas devido ao custo alto de tratamento”, lamenta, revelando que atualmente há 16 animais na sede passando por atendimento médico veterinário, manejo, casqueamento e exames.
Após o tratamento, alguns cavalos mais limitados permanecem na sede, enquanto outros são encaminhados para adoção responsável. “Buscamos pessoas que possam dar a eles uma qualidade de vida e uma boa aposentadoria como costumamos dizer”, avalia Tatiana.
Doações para o Projeto Cocheira Fraterna
Para se manter, o Cocheira Solidária conta com um um grupo de padrinhos responsáveis pela contribuição de diversos valores. O esforço para angariar fundos também envolve a comercialização de alguns produtos como bonés e camisetas vendidos em um brechó, além de cursos ministrados para estudantes de Medicina Veterinária. Parte da renda é direcionada ao projeto. “A gente lembra que as pessoas podem colaborar de várias maneiras, seja adquirindo um de nossos produtos, fazendo o apadrinhamento de um animal ou fazendo uma contribuição”.
Um dos objetivos do projeto, de acordo com Tatiana, é, indo além do resgate de animais, estruturar melhor a sede com uma farmácia, incluindo transporte próprio e equipamentos. “Inclusive, temos o 1° simpósio de Medicina Veterinária sendo organizado com objetivo de construir e abastecer uma farmácia no projeto”, anuncia ela.
O link de inscrição do simpósio pode ser acessado neste link.
Saiba mais sobre o Projeto Cocheira Fraterna.
Pix para contribuições CNPJ 13.610.703/0001-83
Por Wesley Vieira/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Tatiana Duarte
Leia mais notícias aqui.