Zumanity Cristal CMV, égua brasileira, quebra todos os recordes de vendas em leilão nos EUA

Égua de propriedade de Keyla Polizello, a Zumanity Cristal CMV bateu todos os recordes no leilão Triangle Horse Sale

Recentemente, a Zumanity Cristal CMV, de propriedade da amazona brasileira Keyla Polizello, foi vendida na 43a. edição do Triangle Horse Sale – um dos leilões mais importantes do mercado equestre americano – pela bagatela de US$ 200 mil, valor recorde absoluto de toda a história do leilão.

O feito corrobora para o sucesso e o interesse do mercado americano para com os cavalos brasileiros. “Meu sonho era ter um animal competindo na América a fim de mostrar a potência da nossa tropa. Por meio dessa consagração, isso comprovou ser totalmente real”, comemora ela, feliz da vida pela conquista. “Essa marca, sem dúvidas, será inesquecível”.

Morando há 6 anos nos EUA, Keyla conta que, apesar dos muitos desafios, entre eles a diferença do clima, é possível ter um bom criatório de cavalos brasileiros naquele país.

“Acredito, sim, que os animais brasileiros têm muitas chances de competir com os americanos e a Zumanity é um excelente exemplo disso. Desde o começo, ela foi uma égua muito forte, tranquila e, após 60 dias de adaptação, não ficou doente e se comportou muito bem nas pistas”, revela ela que admite não ter imaginado a proporção de reconhecimento. “Foi um conjunto de coisas, além de muito trabalho e talento, o que a tornou uma exímia atleta”.

Zumanity Cristal CMV, égua brasileira, quebra todos os recordes de vendas em leilão nos EUA – Foto: Performance Horse Central

Os descendentes de Zumanity

Adquirida por Mckay e Amy Taylor para presentear a filha, Dally Taylor, uma cowgirl de apenas 9 anos, Zumanity Cristal CMV, tordilha de 2013, filha de Best of Beduíno e Cristal Quick Dash (por Royal Quick Dash), deixa seus descendentes como futuros campeões para o plantel de Keyla. “Tenho cinco filhos dela com o garanhão The Good By Lane que hoje é um dos maiores garanhões da atualidade, então o legado dela continua. Os filhos vão seguir na pista daqui uns anos”.

Com elogios recebidos de renomadas campeãs mundiais nos Três Tambores, Keyla avalia que o sucesso de Zumanity diz muito sobre a força do cavalo brasileiro. “Já é meu quarto animal vendido aqui, o que fortifica o meu trabalho como profissional e treinadora. Isso também revela que a importação dá certo, afinal nossos cavalos são tão bons quanto os do EUA. Temos uma tropa de excelente qualidade no Brasil, o que de certa forma os torna competitivos em qualquer lugar do mundo”.

Importante lembrar que o recorde de vendas do Triangle era de 2021, de outra égua de Keyla, a Spotlite Ta Fame, que saiu na época por US$ 170 mil.

Por Wesley Vieira/Redação Cavalus

Foto: André Silva

Colaboração: Luciana Omena

Leia mais notícias aqui.