A Thamara Siqueira tem uma dúvida muito comum, porém, com um complicador a mais.

Vocês já sabem que fazemos de tudo para ajudar, assim, consultamos Aluisio Marins, da UC, para nos dar mais mais essa aula:

A desmama implica na necessidade de tirar a égua do campo de visão das potras e vice e versa. No processo, é necessário que a égua seja levada para outro local.

No seu caso, imaginamos que seu local deve ser pequeno e que você está com dificuldade de separá-las. Assim, Aluisio completa:

A sugestão é que a Thamara leve a égua para outro local, fora de sua propriedade, até que as potras se acostumem a ficar sem a presença da mãe e ela também se acostume a ficar longe delas. Mas é muito importante que esse local seja bem equipado, monitorado e tenha uma equipe capacitada para ficar de olho no leite, que pode empedrar, pode dar febre (igual acontece com os humanos).

É um processo não tão complicado, mas ao mesmo tempo não é simplesmente separar. Então, ele finaliza:

Se você não tem espaço para tirá-los do campo de visão um do outro, tem que levar a égua para outro lugar e deixar as potras juntas na sua propriedade. Ficar em constante acompanhamento da égua nesse outro local é necessário até que o processo seja concluído e ela possa voltar.

No vídeo abaixo temos uma explicação bem completa sobre o processo de desmama de potros. Acreditamos que ele irá ajudar não só a Thamara, como outras pessoas também.

UC

Site: www.uccavalo.com.br
Facebook: facebook.com/uccavalo
Youtube: TVUC


Quer ter a sua dúvida respondida por profissionais?

Utilize nosso formulário na página de Dica do Profissional ou envie um e-mail para dicadoprofissional@cavalus.com.br.

Escreva um comentário