Férias de janeiro precisam ser planejadas

Thiago Nitta alerta sobre a importância do planejamento para que o cavalo fique sempre sob a responsabilidade de uma pessoa capacitada para atender qualquer emergência

Dezembro e janeiro são os meses das esperadas férias. A grande maioria das pessoas aproveita que as crianças estão em casa e realiza as viagens em família. Entretanto, este período de descanso deve ser muito bem planejado, para que os animais não fiquem sem atividade e desassistidos.  

Como já comentamos aqui no portal Cavalus, o período de descanso do cavalo é extremamente importante, mas deve ser de no máximo 20 dias, para que ele não tenha nenhuma perca em sua condição física. (Leia matéria completa aqui). 

De acordo com o médico veterinário Thiago Nitta, este é um ponto que merece muita atenção, afinal, estamos no meio do ano hípico, que vai de 01 de julho a 30 de junho do ano seguinte. 

“Dezembro e janeiro possuem menos provas sim, porém em fevereiro os animais voltam em atividade e não vai dar tempo de condicionar o cavalo para este retorno se ele parar estes dois meses”, alerta o especialista. 

Quem cuidará dos cavalos nas férias?

Outro ponto que deve ser observado neste período de férias é a equipe que ficará de plantão neste período para cuidar do animal. “Muitas vezes, como toda a equipe sai de férias, os cavalos acabam ficando sobre os cuidados de pessoas menos experientes. Precisamos ter em mente se esta equipe é realmente capacitada, se vão continuar mantendo os cavalos em atividade, se saberão dosar a alimentação”, alerta Nitta. 

Segundo orienta o especialista, é preciso planejar o que será feito com estes cavalos neste período, para que eles não fiquem muito tempo em ócio.  

Além disso, ressalta o especialista, é preciso estar atento a capacidade do funcionário que ficará responsável pelo cavalo. Ele precisa estar apto para reconhecer mudanças de comportamento que indiquem que o animal esteja doente, por exemplo.   

“É um período importante para todos, mas que precisa ser bem planejado para evitar problemas futuros, finaliza. 

Por Thiago Nitta . Médico Veterinário e Inspetor Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Quarto de Milha

Fotos: Reprodução / Pixabay

Leia mais sobre saúde animal aqui.