As vestimentas dos cavaleiros durante as provas são uma atração à parte. Camisas com bordados diferentes, chapéus estilosos, botas cheias de adereços, entre outros adornos que fazem a cabeça dos amantes do meio western, dentro e fora das pistas.
Mas, existem regras que envolvem a vestimenta dos atletas durante as provas e que se diferem de acordo com a modalidade. Conversamos com o Juiz e Inspetor de Provas Oficial da ABQM, o médico veterinário Thiago Nitta, para nos explicar quais são as vestimentas recomendadas para cada modalidade.
Segundo Nitta existem regras que envolvem as vestimentas de acordo com a modalidade praticada. “Cada modalidade possui suas particularidades, por isso cabe ao atleta ler o manual da prova para não cometer nenhum erro e acabar sendo desclassificado”, afirma o juiz.
LEIA TAMBÉM
- Você conhece todas as manobras da Rédeas?
- O que levar em consideração para participar de uma competição?
Nas provas de rédeas, por exemplo, por ser uma prova técnica, é obrigatório o uso de bota, calça, camisa e chapéu. “É opcional, segundo as regras da ABQM, mas a maioria dos competidores opta por utilizar a calça de couro por cima, por exemplo”.
As calças podem ser de qualquer modelo e tecido. “O ideal é utilizar uma calça que ofereça mais firmeza ao atleta, como o jeans por exemplo”, aconselha Nitta.
A camisa, explica o juiz, precisa seguir algumas regras. “Ela deve ter botões, com as mangas longas, e é obrigatório estar abotoada no punho. Não pode estar dobrada. O modelo e tecido não são levados em consideração, portanto pode ser bordada de acordo com o perfil do competidor”, pontua Nitta.
O chapéu é considerado obrigatório para algumas modalidades, para outras, pode ser substituído por bonés ou capacete. O atleta pode escolher qualquer modelo de chapéu, até mesmo os mais tradicionalistas como, por exemplo, o utilizado pelos atletas do sul do país.
O boné, preferência de alguns atletas, só pode ser utilizado em provas de velocidade, desde que não tenham o envolvimento com o boi, como Três Tambores, Seis Balizas, entre outras. “Provas de laço com cronômetro, por exemplo, não pode ser utilizado”, reforça.
As botas, afirma o juiz, é um item obrigatório, e pode ser de qualquer modelo, até mesmo o coturno.
Acessórios para os cavalos
Para os animais, não são levadas em consideração os acessórios, eles são opcionais. “As únicas provas que não podem ser utilizados protetores como boleteira e caneleira, por exemplo, são as provas de Western Pleaser e as provas de Conformação, Halter”, explica.
Mantas e selas podem ser de qualquer modelo, entretanto, Nitta faz uma ressalva. “As provas que possuem peso, como as provas de velocidade com peso, talvez você precise de uma sela ou manta mais pesada”, finaliza o juiz.
Por: Camila Pedroso
Fotos: Divulgação
Mais notícias no Portal Cavalus