Estrutura contará com oito profissionais e terá capacidade de realizar cerca de 100 testes por dia
A partir desta semana, a Embrapa Gado de Corte, unidade localizada em Campo Grande/MS, começará a ajudar o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MS) nos diagnósticos de COVID-19.
Acima de tudo, com o Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec) habilitado e operacionalização estruturada, a empresa segue no combate à pandemia. Tudo isso em parceria com a Fiocruz-MS e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
O Biopec foi inaugurado em 2017 e conta com áreas de biossegurança nível 1, 2 e 3 (NB1, NB2 e NB3). Assim, o laboratório atende aos critérios de biossegurança, confirmados em visita técnica realizada por profissional da equipe do Lacen-MS.
De acordo com Luiz Henrique Ferraz Demarchi, diretor-geral do Lacen-MS, a Embrapa possui estrutura para diagnóstico molecular de alta complexidade. A princípio, para diagnóstico de Covid-19, a unidade da Embrapa “iniciará a pesquisa do vírus em amostras de pacientes que foram coletadas na macrorregião de saúde de Corumbá pelo sistema de drive-thru, garantindo entrega dos resultados em tempo oportuno”.
A equipe é formada por oito profissionais, sendo cinco da Embrapa Gado de Corte (três pesquisadores e dois técnicos de laboratório), dois pesquisadores da Fiocruz-MS e um da UEMS. Os pesquisadores têm expertises em virologia, imunologia, genética e biologia molecular.
Conforme os especialistas envolvidos, é possível realizar cerca de 100 testes por dia. A extração é manual e esse número pode ser ampliado, caso seja necessário. A Embrapa ressalta, também, que a unidade não atenderá diretamente a população.
Fonte: Revista Globo Rural
Crédito da foto: Divulgação/Flabio Araujo