A Editora Passos lançou oficialmente, durante o 48º Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), a edição de 2025 do Anuário de Garanhões & Matrizes. Publicada há 11 anos em formato de livro, a obra se consolidou como uma ferramenta importante para criadores, proprietários e competidores que buscam facilitar suas decisões de acasalamento e aprimorar o planejamento genético de animais de pista. O anuário é distribuído anualmente durante o Nacional da ABQM, reforçando sua presença junto ao público especializado.
Com mais de duas décadas de atuação no mercado editorial equestre, a Editora Passos reúne em seu portfólio publicações como a Revista Tambor & Baliza, Revista Roper’s Sports, além dos calendários oficiais e o próprio Anuário de Garanhões & Matrizes, reconhecido como fonte de informação e atualização.

Anuário de Garanhões & Matrizes 2025
Para a diretora executiva Adriane Passos, a edição 2025 marca uma virada simbólica e numérica. “Acredito que o grande destaque dessa edição, sem sombra de dúvidas, é o reconhecimento do mercado na importância das matrizes. Pela primeira vez, a gente tem mais matrizes do que garanhões. Isso mostra mesmo um aprimoramento da mente dos criadores e dos proprietários, que nos últimos anos viram a importância das mães. O primeiro anuário, há 14 anos, tinha 4 matrizes. Este tem 58. Esse é o destaque não apenas da edição de 2025, mas de todas as anteriores”, afirma.
Além desse avanço, a edição também trouxe novidades editoriais. “Esse ano nós nos reinventamos com uns projetos de empresas que ficaram muito interessantes. Lançamos projetos de empresa dentro do anuário, ligados ao mercado do cavalo e voltados para esse leitor que é criador, competidor, proprietário. Acho que o grande diferencial mesmo do anuário é buscar entender o mercado equestre. Ele gera conhecimento, é um livro de estudo, e as pessoas entram ali para se atualizar e aprender”, destaca Adriane.
O anuário também cresceu em volume e conteúdo. “Este ano ele se superou completamente. Está com 260 páginas, aumentou bastante em relação ao ano passado, que teve 220. Existe um interesse muito grande dos leitores e dos compradores dos espaços para divulgar garanhões brasileiros, garanhões em ascensão. Tem criatórios que fazem questão de estar aqui”, diz.
A edição também contou com a participação de empresas do setor, que contribuíram com artigos técnicos. “Temos grandes empresas que quiseram contar sua história dentro do nosso anuário. Isso nos deixa extremamente satisfeitas. Entendemos cada vez mais que esse é o nosso caminho. O anuário é um sucesso reconhecido. É um livro que agrada competidor, treinador, criador, proprietário. E a gente teve essa resposta das empresas que geraram conteúdo relevante e trouxeram mais uma vez conhecimento”, reforça Adriane.
Outro ponto destacado por Adriane são as 25 páginas dedicadas às estatísticas. “As páginas de estatísticas são das coisas mais bacanas. O criador está atrás de números. E o legal é que todo ano muda. Teve um cliente que falou: ‘nossa, mudou aqui!’ Era uma mudança na Rédeas, por exemplo. Essa informação que a gente manda é bem bacana e faz diferença no nosso trabalho”. Em relação à diagramação, a diretora ressalta as melhorias: “O anuário ficou lindo. Mudamos muita coisa. Ele ficou bonito, e extremamente interessante para quem gosta de estudar”.
Ela finaliza com um agradecimento à equipe da editora. “Esse ano foi totalmente atípico. A equipe teve que trabalhar muito. Não quero esquecer de ninguém: a Verônica sempre presente na minha vida; a Mariluce e a Kátia nas vendas; o Roberto na diagramação, que mandou muito bem; a Fabiana e a Kátia Formigoni na organização, faturamento e aprovação com os clientes; e a Daiane, responsável por grande parte das artes. Foi um baita trabalho de equipe, um pacto mesmo. Um dia me disseram que eu era boa em formar equipe… acho que é verdade. Só consigo levar o nome da Editora Passos para onde está hoje graças a essa equipe maravilhosa. Muito obrigada, estou muito feliz”.
Por Giovanna Catanho/Portal Cavalus
Foto: Divulgação
Leia mais notícias aqui.