Best Metallic DMFR

Mais que um garanhão de pedigree excepcional e um fenômeno nas pistas de Laço, Best Metallic DMFR é a essência da superação, e o reflexo do amor e dedicação de seu proprietário, Pedro Ivo Nunes Oliveira Campo

O garanhão Best Metallic DMFR é muito mais do que um exemplar de pedigree excepcional e um fenômeno nas pistas de Laço; ele representa a verdadeira essência da superação e resiliência. Seu proprietário, Pedro Ivo Nunes Oliveira Campos, vê nele não apenas um atleta, mas um filho mais velho, símbolo de amor e dedicação. A trajetória de Best Metallic DMFR é marcada por desafios superados e conquistas surpreendentes, refletindo o profundo laço entre o cavalo e seu proprietário, que juntos escrevem uma história emocionante de paixão e compromisso.

Ao decorrer da produção desta reportagem para a Revista Roper’s Sport, Pedro compartilhou tantas histórias sobre o Best Metallic DMFR que daria para escrever um livro sobre a vida do cavalo. No entanto, um breve resumo é suficiente para apresentar sua trajetória inspiradora, cativando todos os aficionados pelas modalidades de Laço e por uma boa trama. 

De criação de Dailton Marin, Best Metallic DMFR foi adquirido por Pedro quando ainda era um potro. Seu pedigree, que carrega o sangue de grandes nomes da raça Quarto de Milha, foi o que inicialmente despertou a atenção de Pedro. Afinal, é filho do fenômeno Metallic Cat e da Curllena, por Smart Little Lena. “A mãe dele é uma das éguas mais especiais que desembarcaram no Brasil, uma égua diferenciada que veio para somar muito ao plantel brasileiro, tanto no Laço quanto no Ranch Sorting e Apartação”, destaca Pedro. “O pai, Metallic Cat, é um dos maiores garanhões do mundo, que dispensa maiores apresentações”.

Apesar de sua genética de peso, Pedro lembra que Best Metallic era considerado um “patinho feio” na época. “Ele era alazão e magrinho, mas eu não desisti dele. Acreditei nesse projeto, e ele mudou muito fisicamente, até a pelagem mudou para um rosilho. Eu dou a vida por ele. Tive vários percalços pelo caminho; não é fácil fazer um projeto como esse, envolve muito custo e dedicação. Mas o amor que tenho por ele não me deixou desistir”, conta Pedro.

Início de Best Metallic DMFR como Atleta

O início da carreira de Best Metallic DMFR nas competições foi marcado pelo treinamento no Laço Pé com Anderson Paes de Proença. Pedro lembra da surpresa de Proença ao descobrir que o cavalo, que nunca havia visto um boi, demonstrou uma performance tão profissional logo de cara. Após nove meses de treinamento, Best Metallic DMFR estreou em pista e já ficou em 5º lugar na categoria Aberta Cavalo Iniciante do 41º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, e logo se consagrou Campeão na categoria Aberta do Potro do Futuro Prime Marcas de Ouro 2018. 

Depois, Best Metallic DMFR alcançou outros importantes resultados no Laço Pé, conquistando o 5º lugar na categoria Aberta Júnior do 36º Show Oficial AQHA – Provas de Laço, além de garantir o 4º lugar no Amador do 5º Derby da Raça Quarto de Milha, em 2019. Essas conquistas o colocaram numa posição de destaque nas competições da modalidade.

No entanto, a pandemia da Covid-19, que se intensificou a partir de 2020, trouxe desafios significativos para Pedro, assim como para muitos, obrigando-o a deixar o cavalo parado por um longo período. Foi somente em 2022 que os treinos foram reiniciados, agora sob a supervisão de um novo treinador, Francisco Carlos Turra Júnior, que se concentrou em direcionar o animal ao Laço Individual. Ele rapidamente ficou impressionado com o potencial de Best Metallic no esporte.

Logo os resultados em pista no Laço Individual começaram a aparecer: Best Metallic DMFR ficou em 5º lugar na categoria Aberta Sênior do Laço Individual Técnico do 40º Show AQHA – Campeonato Nacional 2022. Em 2023, foi Reservado Campeão na categoria Aberta Sênior no Laço Individual Técnico do 39º Show Oficial AQHA – Congresso Brasileiro 2023.

Na sequência, com Francisco Carlos Turra Neto, foi Campeão no Laço Individual Técnico, categoria Profissional Light, do 46º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha e Campeão no Laço Individual Técnico e no Laço Individual, categoria Profissional Light, da 2ª Edição da Semana Prudentina do Cavalo de Trabalho, entre tantas outras classificações significativas. 

“Sou profundamente grato ao Turra e ao Turra Neto, que foram essenciais para a continuidade da campanha do Best. O cavalo voltou com tudo no cronômetro, em grande parte porque eles acreditaram no seu potencial”, ressalta Pedro. “O Turra tem um talento especial; ele entende o cavalo de uma maneira única”.

Em razão do excepcional desempenho em pista do Best Metallic DMFR, Pedro foi convidado a registrar o animal pela American Quarter Horse Association (AQHA), lhe conferindo o devido reconhecimento internacional, valorização genética e ampliando o seu leque de oportunidades de competição. Além disso, o registro garante um histórico de pedigree, aumenta o valor comercial do animal e proporciona acesso a recursos e eventos da AQHA.

Um Verdadeiro Camisa 10

No próximo ABQM Awards, conhecido como o “Oscar do Quarto de Milha” e promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o Best Metallic DMFR será agraciado com a honraria máxima da raça no Brasil. Durante a cerimônia de premiação, que ocorrerá no início de 2025, ele receberá o troféu de Melhor Macho no Laço Individual Técnico do Ranking Oficial, que considera as pontuações obtidas pelo animal nas provas realizadas de junho de 2023 a junho de 2024. 

Para o próximo ano hípico, o Best Metallic DMFR já ocupa a segunda colocação na categoria Machos do Ranking Oficial de Laço Individual. “Temos mais um ano pela frente, mostrando que o Best tem gabarito e todo o know-how para competir nas provas técnicas e de cronômetro”, destaca o proprietário do cavalo.

Pedro destaca a importância do treinador na trajetória do Best nas pistas de Laço Individual: “Todos os treinadores são excelentes, e eu jamais desmereceria ninguém, mas o Turra tem um ‘quezinho’ a mais. Ele entende o cavalo como ninguém, percebendo como ele se sente e o que precisa ser ajustado. Turra e Best se complementam de forma incrível, especialmente com o suporte do Turra Neto.”

Além disso, Pedro ressalta as características que fazem do Best um atleta de destaque: “O Best é um verdadeiro fenômeno. Eu nunca desisti dele, pois, como já disse, ele é como um filho para mim. Passamos por altos e baixos, e tive a ajuda crucial do Turra, que segurou o tranco. Para mim, o Best continua a se destacar como um cavalo diferenciado, um verdadeiro ‘camisa 10’. Inclusive, tanto o Turra Júnior quanto o Turra Neto o chamam assim.”

Com 44,75 pontos na ABQM e R$ 68 mil em ganhos nas modalidades de Laço Pé, Laço Individual e Laço em Dupla, o Best Metallic DMFR já possui Registro de Mérito em três classes diferentes: Aberta, Prata Aberta e Ouro Aberta. Seu sucesso é um testemunho do amor, dedicação e trabalho árduo que transformaram um potro considerado “patinho feio” em um respeitado campeão nas pistas de Laço.

Projeto na Reprodução

Best Metallic DMFR iniciou sua trajetória na reprodução antes de se consolidar como um dos maiores campeões das pistas. “Começamos a trabalhar com ele em 2016, em parceria com um haras desativado em Goiânia, que tinha algumas das melhores linhagens de Laço do Brasil. O foco agora é competir intensamente antes de retornar ao trabalho focado na reprodução, mas já tenho várias paletas congeladas do animal”, explica Pedro.

Com 34 filhos registrados na ABQM, Best Metallic DMFR já possui uma filha que se destaca no Ranch Sorting. “Ele é um cavalo excepcional e tem produzido animais de porte robusto. Como reprodutor, transmite inteligência e tranquilidade, podendo ser montado tanto por crianças quanto por treinadores de alto nível ou amadores. O Best é tão calmo que é possível tirá-lo da cabeçada e passear com ele entre as éguas”, comenta Pedro. Essa índole se reflete na sua produção, que apresenta animais confiantes e com a sólida genética do Quarto de Milha. “Graças a Deus, o Best nunca sofreu lesões, mesmo com seu intenso treinamento”, acrescenta.

Sobre o projeto de reprodução, Pedro revela que planeja presentear todos os potros do Best Metallic com inscrições para o Potro do Futuro ABQM. Atualmente, Best está no rancho do treinador Turra, próximo à cidade de Catanduva, onde continua seu treinamento para manter a alta performance em pista. Os interessados em adquirir sua cobertura podem fazê-lo por R$ 2.500, semicongelado, já que o cavalo está ativo e em campanha. Para mais informações, é possível entrar em contato com Pedro pelo telefone (62) 9921-3500.

“Hoje, o Best é considerado o melhor competidor de laço individual técnico de 2024 no Brasil. Minha história com ele ainda não terminou; espero que Deus abençoe o Turra Neto e o Turra Júnior para que possam continuar trabalhando com ele por muitos anos. Pensei em comercializá-lo para os Estados Unidos e recebi algumas propostas, mas decidi mantê-lo. Acredito que essa decisão será abençoada, e ainda verei o Best conquistar muitas premiações nas pistas brasileiras”, conclui Pedro.

Por Natália de Oliveira/Revista Roper’s Sports
Fotos: Divulgação/Rodolfo Lesse

Leia mais notícias aqui.