Semana do Cavalo: feira de negócios equestre movimenta economia e atrai expositores em Cuiabá

11ª Semana do Cavalo será realizada entre os dias 02 a 12 de maio com entrada gratuita

É comum ouvirmos falar dos milhões da agropecuária brasileira, mas pouco se destaca o setor equestre que contribui significativamente com esses números. Atualmente a movimentação da equinocultura é estimada em cerca de R$ 30 bilhões e emprega mais de três milhões de pessoas no Brasil. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

O Brasil possui 5,8 milhões de equinos, ocupando a quarta posição deste ranking. O país tem uma variedade de raças de equinos, incluindo raças nacionais como Mangalarga Marchador, Campolina, Crioulo e Quarto de Milha, que são usadas tanto para trabalho quanto para esportes e lazer.

Em Mato Grosso, a equinocultura apresenta expressivo potencial econômico e social. Prova disso, são os números expressivos apresentados durante a “Semana do Cavalo”, maior evento equestre de feira de negócios do país. Ambiente de competição e lazer familiar realizado em Cuiabá. Já na 11ª edição, este ano o evento será entre os dias 02 a 12 de maio, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

Organizada pelo Haras Twin Brothers, nos últimos anos a feira comercializou mais de R$ 10 milhões em animais e registrou faturamento superior a R$ 50 milhões, desde sua primeira edição. Com extensa programação técnica, leilões e atrações musicais, mais uma vez a Semana do Cavalo será uma oportunidade para parceiros, patrocinadores e expositores divulgarem seus negócios a um público que pode chegar a mais de 80 mil pessoas.

“A Semana do Cavalo já se consolidou como o maior evento equestre do Brasil. Movimenta a cidade, proporcionando ocupação de hotéis com a presença de turistas, e movimenta a economia local, gerando trabalho e renda para muita gente”, destacou Caê Póvoas, que ao lado do irmão Marcos Póvoas organizam o evento.

Fomento econômico

Em 2023, a Semana do Cavalo bateu um novo recorde. Cerca de 1,2 mil equinos passaram pelo parque. Houve também a evolução em volume de público e de negócios. Foram comercializados 240 animais e um faturamento superior a R$ 6 milhões. O primeiro leilão de gado, comercializou mais de 750 cabeças, resultando num faturamento de mais de R$ 2 milhões.

A empresa MaquiParts, concessionária dos tratores LS para os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, esteve presente nas últimas oito edições e já confirmou presença para este ano. Além de difundir o nome e de divulgar a marca, o proprietário Márcio André Porto da Rosa ressalta que a participação proporciona captação de clientes, novos amigos e vendas dos produtos.

“Nossa primeira participação na Semana do Cavalo aconteceu em 2016 e de lá para cá, procuramos participar dos eventos organizados pelos irmãos Póvoas. Para este evento vamos levar nossos modelos de tratores que melhor se encaixam no trabalho diário dos pecuaristas, dos criadores de cavalo e dos agricultores em geral, desde o pequeno até o grande produtor rural. Então o público pode ir para conferir os tratores que possuem o melhor custo/benefício para o seu negócio”, afirmou Márcio André.

E quem também garante a viabilidade da feira como um espaço confiável para realizar seus negócios é Anderson Yves, diretor comercial do Grupo Domani Veículos, que representa as marcas Fiat, Jeep e RAM.

“Realizamos várias rodadas de vendas, levamos nossos veículos para perto de nossos clientes, para que eles possam conhecer nossos produtos. Cada edição é a melhor expectativa possível. Neste ano, vamos expor nossa nova linha, a Rampage. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto e fazer teste drive. Alcançamos resultados positivos durante a Semana do Cavalo, com boas negociações de vendas e prospecções para futuras negociações.”, garantiu Yves.

A Semana do Cavalo conta também com a parceria da Supra Alimentos, uma das líderes nacionais em nutrição equina. O gerente Paulo Belanda pontua que animais que participam da feira já consomem os produtos da Supra e sendo um dos maiores eventos do Brasil, a Semana do Cavalo é uma das maiores vitrines de negócios para os expositores.

“Este ano será a quarta edição que participamos e espero que ainda tenhamos muitos anos pela frente. A expectativa é de que como nos anos anteriores os números sejam superados e que tenhamos resultados ainda mais surpreendente”.

Os organizadores ressaltam a importância dos patrocinadores, sem os quais o sucesso da Semana do Cavalo não seria possível. De acordo com os irmãos Póvoas, ainda há espaço para novos parceiros. Interessados devem entrar em contato no telefone: (65) 9 8124-9634.

Semana do Cavalo

O público-alvo da Semana do Cavalo é bem extenso, desde amantes de cavalo e esportes equestres até pessoas que procuram por lazer com entrada gratuita. A programação com atrações diferenciadas traz provas técnicas, leilão, cursos, galeria de garanhões, tendas gastronômicas, espaço kids e shows nacionais e regionais.

Crianças e jovens terão uma programação especial, com um amplo espaço kids, além de provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha e goat-roping (laço de cabra).
Todos os shows terão a entrada para a pista gratuita, mas os visitantes são convidados a doar 1kg de alimento, que será destinado ao projeto de equoterapia do Haras Twin Brothers, bem como para distribuição de cestas básicas a famílias em condição de vulnerabilidade.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/Wallace Dutra

Leia mais notícias aqui.