Geral

20 anos da morte da lenda Glen Keeley

Em 24 de março de 2000, durante uma etapa da PBR no Novo México, o atleta canadense amado por todos não resistiu aos ferimentos após uma montaria

Essa semana, em 24 de março, o mundo da Montaria em Touros lembrou do falecimento de Glen Keeley. De Ontario, Canadá, chegou a ser um dos astros da PBR. Aos 18 anos, após ser campeão do Canadian Bull Riding Championship (1989), entrou para o topo da Professional Bull Riders.

Quando figurava em nono lugar no ranking mundial, durante o Ty Murray Invitational Rodeo, em Albuquerque, Novo México, Glen Keeley sofreu um acidente na arena. Ao montar Promise Land não suportou os ferimentos, vindo a falecer.

De acordo com relatos de pessoas ligadas à PBR, esse fato abalou a todos. Não só pelo acidente em si, bem como pela perda de uma pessoa querida e adorada. Os funcionários da PBR tiveram que tirar forças descomunais para continuar trabalhando. E os competidores montaram em homenagem ao amigo.

Por uma coincidência ou destino, o cowboy havia acabado de completar 30 anos. Glen Keeley nasceu em 20 de março de 1970. A forma como montava, o talento, todos diziam, certamente não podiam ter ficado restritos aos rodeios canadenses. O lugar dele era mesmo entre os melhores do mundo.

20 anos da morte da lenda Glen Keeley
Foto: Divulgação/Find a Grave

Inspiração

O campeão e ídolo mundial, Ty Murray, conhecia bem o atleta. Disputava contra ele naquela época rodeios nos dois países. “Ele sempre foi um pouco quieto e tímido, mas estava sempre sorrindo”, recorda. Outra marca era o quanto ele gostava de montar. Sua paixão pela Montaria em Touros era perceptível a cada touro.

Ao longo da carreira, inspirou e tornou-se amigo de muitos. Acima de tudo, sua representatividade é tanta que o prêmio da PBR para o melhor canadense da temporada chama-se: Glen Keeley Award. Já foram agraciados: Scott Schiffner, B.J. Kramps, Reuben Geleynse, Rob Bell, Matt Roy, Jesse Torkelson, Aaron Roy, Chad Besplug, Tanner Byrne e Dakota Buttar.

Assim como esses citados, Glen Keeley inspirou ainda Tanner Girletz, Cody Custer, Royd Doyal, entre outros. De fato, todos sentem faltam do ídolo até hoje. Sem contar a falta que ele faz para a família Keeley, todos do rodeio. Jason, Justin, Brad, Clayton e David ajudam ainda no trabalho do rancho da família, ao lado da irmã Teresa, em Nanton, Alta.

Fonte: Everything Cowboy e PBR
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Colaboração: Abner Henrique
Crédito da foto: Divulgação/Bull Stock Media

Veja mais notícias no portal Cavalus