Confira a seguir quais são os quatro pilares que o campeão mundial Clay Smith ensina em seus cursos
O bicampeão mundial da Laço Clay Smith forneceu ao Team Roping Journal os elementos-chave do treinamento para Laço em Dupla que ele realiza em sua casa e ministra em seus cursos.
“Acredito que laçar é como a escola – com séries que não podemos ignorar se quisermos ter sucesso”, afirma. Veja quais são essas dicas especiais do atual campeão mundial da PRCA no Laço Cabeça!
1 – Equitação
“Temos que descobrir como fazer com que nossos cavalos operem da maneira que precisamos para vencer. Estou sempre olhando partes que digam respeito às pessoas, por exemplo, como a laçada é ajustada ou como o equipamento se encaixa no cavalo. Em seguida, eu os assisto-os no aquecimento. De fato, é possível dizer muito vendo como um laçador se aquece. Quais ajustes são necessários de postura ou nos equipamentos.”
2 – Trabalho no solo
“Os laçadores gastam muito tempo amarrando um gado mais lento com uma barreira curta – o que significa que eles estão ganhando técnica o tempo todo. Por isso, gosto de garantir que meus alunos anotem isso primeiro. Começo com os dumy’s (simulador de gado, muitas vezes puxados por quadriciclos) e realizo o trabalho de base. Uma vez que sinto que tudo está alinhado, parto para a outra fase do trabalho.”
3 – Brete
“O equitação é o maior foco dos meus cursos. Por isso gosto de me ater bastante nos problemas de brete. Frequentemente, a barreira é o que mais preocupa o laçador que ele esquece como se posicionar melhor no fundo do partidor. Então, passo muito tempo corrigindo postura e atitude a fim de evitar cavalos nervosos e ansiosos.”
4 – Arena/Pista
“A partir daí, o laçador deve ser capaz de sair do brete e se aproximar do boi para laça-lo. Então, procuro trabalhar nisso, antes de mais nada. Em seguida, nos focamos no giro da corda, direção, manuseio e controle, especialmente sincronizando com o boi.”
Fonte: Chelsea Shaffer/Team Roping Journal
Crédito da foto: Divulgação/Ric Anderson Photo