Quem monta está sujeito, todo o tempo, a imprevistos. Certamente, você que começou a ler esse artigo tem pelo menos uma história para contar de um dia que precisou realizar uma desmontagem de emergência. Dependendo da situação, não só cavaleiro, mas também o cavalo pode se machucar seriamente.
Quando passamos por um trauma de uma queda feia, pé preso no estribo e sendo arrastado pelo cavalo, por exemplo, aquilo fica ‘martelando’ na cabeça por muito tempo. Tudo pode acontecer quando estamos em uma cavalgada ou na pista de treino. Saber fazer uma desmontagem de emergência é algo que muitos não pensam, mas que salva até vidas.
Com toda a certeza, é uma habilidade importante que você pode até praticar em um cavalo imóvel a fim de melhorar sua coragem e capacidade atlética. Experimente dessa forma, então, antes de tentar em movimento.
Execute as dicas abaixo primeiro no lado esquerdo, depois no direito, para garantir a simetria. Ah, e também para ter certeza de que você está preparado em ambos os lados no caso de precisar desmontar durante uma situação potencialmente perigosa.
Quatro etapas para realizar uma desmontagem de emergência segura:
1 – Tire os dois pés dos estribos. Inspire para se preparar, alongando-se. Estique as duas pernas e balance-as ligeiramente para a frente com o intuito de gerar impulso para a próxima etapa.
2 – Expire e dobre para baixo a partir dos quadris, trazendo a barriga para o cavalo. Coloque o peso nas mãos, na cernelha ou no punho. Olhe para frente através das orelhas do cavalo enquanto balança simultaneamente as duas pernas para trás, sobre os posteriores, tocando os calcanhares. Pratique esse movimento.
3 – Para desmontar, ao expirar e com as pernas mais altas, gire levemente os quadris para a direita. Empurre para o lado direito do cavalo, mantendo as pernas juntas.
4 – Ao pousar perto da paleta do cavalo, mantenha os pés paralelos com os joelhos e os tornozelos flexionados para absorver o impacto. Aguarde e inspire enquanto se endireita.
Ao saltar de um cavalo em movimento, sempre olhe para a direção de deslocamento. Você quer manter o equilíbrio e acertar o pouso. Se fizer direito, dará apenas alguns passos para a frente na aterrissagem.
No entanto, se você perder o equilíbrio, incline e role para longe do cavalo: coloque a cabeça no peito, envolva os joelhos dobrados com os braços e dê uma cambalhota.
Lembre-se: é um treino para que você não fique sem saber o que fazer no momento de pânico. Por isso, praticar e se antecipar é sempre a melhor opção.
Da uma olhada nesse link e veja o treino elevado a outro nível:
Por Equipe Cavalus
Fonte: Horseandriderbooks/Linda Benedik
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Andrew Pescod