Todas as baias têm inúmeros produtos, medicamentos, utilidades, e outros itens indispensáveis no dia-a-dia do manejo com os cavalos. Porém, alguns deles são fatais para suas roupas, sapatos e pele. Dessa forma, há uma lista dos mais temidos.
Confira
1. Formoped – spray bactericida e antisséptico recomendado no tratamento de cascos de equinos, bovinos e ovinos. De cor roxa, portanto, se em contato com a roupa, mancha definitivamente. Na pele, sai após várias lavagens. Certamente é um dos grandes vilões das unhas feitas.
2. Iodo – seu principal uso é no curativo de umbigos de potros recém-nascidos, assim como de outras lesões epiteliais em locais de difícil cicatrização, especialmente na região próxima dos cascos. Mesmo em concentração mais baixa, em contato com tecidos provoca manchas escuras, e com a pele pode causar queimaduras.
3. Água sanitária – contém cloro ativo na sua composição, o que sabidamente causa manchas nos tecidos. Usada no tratamento de lesões de casco como brocas (pé de lúvio), bem como na desinfecção de equipamentos de uso compartilhado para evitar contaminação, como cochos de viagem, barrigueiras, escovas.
4. Violeta genciana – outro vilão roxo, a violeta também tem propriedades bactericida e antisséptica, usada comumente no tratamento de lesões epiteliais, como machucados de canto de boca e outras feridas. Assim como o Formoped, mancha a roupa e tudo em que ela encosta, mas felizmente sai da pele depois de lavar algumas vezes.
5. Maquiagem de cavalo – gel e óleo são sempre uma ótima opção para cobrir imperfeições ou dar um brilho extra ao redor dos olhos e nas narinas do cavalo. Porém, não deixe seu cavalo encostar em você depois de maquiado, pois com certeza ele vai fazer uma bela sujeira na sua roupa.
Por isso, tenha sempre muito cuidado no manuseio desse produtos. É claro que a prioridade é o cuidado com o seu cavalo, mas atenção para não se chatear com possíveis acidentes que esses itens podem causar.
Por Plusoneandahalf
Crédito das fotos: Divulgação/B&D Builders e Desertcart