Acima de tudo, é preciso um bom cavalo, algo que pode fazer toda a diferença
Não há melhor maneira de superar uma semana de trabalho cansativa do que montar o seu cavalo e seguir por trilhas em meio à natureza. Acima de tudo, é essencial ter um cavalo confortável. Em um passeio como esse, você e seu cavalo de trilha encontram todos os tipos de terreno, por exemplo. E ainda diversas situações.
Assim como em qualquer outra modalidade ou atividade equina, seu cavalo deve estar equipado para a tarefa. Desse modo, entre outros, um cavalo de trilha deve ser ou ter:
1 – Paciente e independente
Quase todo cavaleiro experimentou a situação muito desconfortável de montar um cavalo impaciente. Provavelmente isso acontece quando você está cavalgando com amigos e você e seu cavalo se separam do grupo. Geralmente, começa com um relincho ensurdecedor, seguido de uma caminhada impetuosa, meio trote, e tudo o que você pode fazer é sussurrar para o seu cavalo e acariciá-lo, esperando que sua maneira calma o acalme.
Em muitos casos isso não ajuda em nada. Seu cavalo simplesmente não fica parado, não para de relinchar e, se você desmontar, ele impossibilitará a sua volta. É quando sua ‘maneira calma’ se transforma em raiva e frustração. A menos que você tenha paciência para superar seus hábitos irritantes, evite o problema em primeiro lugar.
Encontre um cavalo de trilha que não se importe de ser separado de um grupo de cavalos. O centro de atenção dele deve ser sempre você e não o ambiente. Seu cavalo deve esperar pacientemente por suas sugestões e se contentar em estar sozinho.
2 – Gentil
Seu cavalo de trilha não deve apenas ter uma mente gentil e ser bondoso com você, mas ele também deve ser gentil com outros cavalos. Um cavalo mal-humorado que tende murchar a orelha, morder ou dar coice nos outros cavalos facilmente fará de vocês dois o ‘par impopular’ do grupo.
Por isso, quando for escolher seu companheiro de passeio faça muitas perguntas sobre a postura, atitude e comportamento dele em relação a outros cavalos. Dessa forma, você evita de colocar outras pessoas ou seus cavalos em perigo.
3 – Nem muito lento, nem muito rápido
Na maioria dos grupos de cavalgadas, há cavalos que andam muito devagar ou tendem a andar mais ou menos que todos os outros. Geralmente, os cavaleiros da frente e os que ficam mais atrás olham invejosamente para o ‘grupo do meio’.
São os que tem os cavalos andando a uma boa velocidade sem ter que ser contidos ou ‘empurrados’ constantemente para continuar. Se você estiver comprando, escolha um cavalo com uma velocidade de caminhada confortável. Será um passeio muito mais agradável.
4 – Bons pés
Não há nada mais frustrante do que fazer uma trilha em terrenos acidentados e ver seu cavalo perder a ferradura na metade do caminho. Isso acontece com qualquer um nós e, principalmente, tem causa nos cascos do cavalo que crescerem um pouco demais antes da próxima visita do ferrador.
No entanto, apesar da boa atenção do ferrador, seu cavalo pode ser do tipo que geralmente perde a ferradura. Muitas vezes, isso é causado por cascos secos e má conformação dos pés. Certifique-se, portanto, que o seu parceiro de quatro patas para cavalgadas tenha cascos saudáveis. Isso economizará muito dinheiro a longo prazo e o desconforto de desmontar e andar com o cavalo pelo resto do caminho.
5 – Resistência
Você quer poder montar seu cavalo em uma longa trilha, então ele deve estar em forma. No entanto, condicionar seu cavalo de trilha pode levar tempo. Verifique se ele parece fisicamente apto e forte. Caso contrário, planeje um condicionamento lento para evitar a exaustão. A exaustão pode levar à desidratação e até cólica.
A menos que você esteja intencionalmente se preparando para um desafio, um passeio em trilha deve ser agradável e confortável. E é essa sensação agradável que você deve ter ao sair para uma cavalgada. Siga seu coração e escolha um cavalo que faça você se sentir seguro e possa levá-lo confortavelmente a essa linda experiência.
Fonte: Magdalena Arbes/AQHA
Crédito da foto: Divulgação/Devon Dixon