5º Barretos Muar do Sertão encerrou mais uma edição de sucesso

Infraestrutura oferecida pelo Parque do Peão é única no país e recebeu cera de mil animais e comitivas

Terminou no dia 14 de outubro, o 5º Barretos Muar do Sertão. O evento reuniu criadores de muares de todo o País, com o objetivo de valorizar a tradição e a cultura sertanejas. O ponto alto, segundo os próprios participantes, é sempre a infraestrutura oferecida pelo Parque do Peão. Especialmente no que tange hospedagem dos muladeiros, suas famílias e animais. A estrutura para a realização das provas também foi muito elogiada.

Julgamento Morfologia

Segundo o diretor de Relações Públicas da Associação Os Independentes, Emílio Carlos dos Santos, os elogios foram unânimes. “Desde os banheiros com ar condicionado que amenizam as altas temperaturas registradas neste mês de outubro, até a disponibilidade de pontos de energia, água, a limpeza do local, ruas pavimentadas e as áreas gramadas para a realização das provas. Os participantes alegam que é uma estrutura única no país”, conta Kaká.

Ainda segundo o diretor, que também atua na organização do encontro de muladeiros, o evento é jovem e tem muito a crescer. “Nada nasce grande e nós estamos empenhados em transformar o Barretos Muar do Sertão no maior do país. Além da estrutura, muito elogiada, a localização geográfica de Barretos também é um ponto muito positivo”, disse.

Muares de todo o Brasil estiveram em Barretos

Os principais criadores e animais estiveram no encontro. Segundo Chico Melo, que também é da Associação Os Independentes e atua na organização do encontro, o Barretos Muar do Sertão recebeu muar avaliado em R$ 300 mil.

“Nós sabemos que essa estimativa de preço é apenas especulação, porque os criadores não vendem seus animais, porém é uma mostra da importância do nosso evento para o setor e o quanto ele tem atraídos grandes muladeiros”, afirmou Melo.

Realizado pela Associação Os Independentes o evento já é considerado um dos principais do setor e reúne em sua programação provas específicas para muares, feira comercial toda dedicada ao segmento, venda de animais e muita moda de viola.

Queima do Alho

A programação iniciou no dia 11 de outubro, com a realização de provas de marcha, morfologia e shows de música sertaneja. No segundo dia, além das provas, foi realizado o 2º Festival de Música Raiz. O Desfile de Muladeiros e o Concurso Queima do Alho, com presença de grupos de catira e berranteiros, aconteceu no sábado, terceiro dia de evento. O esporte ainda teve provas cronometradas de Team Penning e Work Penning com muares.

As Provas de Marcha Sociais foram as primeiras a serem realizadas e a categoria Mirim precisou ser dividida também em Mini Mirim. Os campeões foram: Maria Vitória (amazonas) que se apresentou com o animal Garimpo do Sítio Santa Maria; Bebel (campeã mini mirim) com o animal Onda da Gameleira; João Pedro (campeão mirim) com o animal Alegria.

Campeões da Mini Mirim

Na sequência aconteceu a disputa da categoria Patrão, que teve como vencedor Mário Modesto que se apresentou com o animal Santina da Estância Shankara. A terceira prova da noite foi a Patroa. Cida Modesto ganhou com o animal Estrela da Estância Shankara.

Na Provas de Marcha profissionais, a vitória na categoria Mula Iniciante foi do animal Segredo RF. O vencedor da categoria Mula Adulta foi Charmosa. Na Mula Jovem, o campeão foi o animal Tubaína RF. A categoria Burro teve como campeão o animal Dominó RF. No Concurso Queima do Alho, doze comitivas disputaram e a vencedora foi a Comitiva São Jorge, de Alexânia/GO.

Triunfo da Roda Viva foi o campeão da Prova de Morfologia para Jumentos de 1 a 2,5 anos

A data da 6ª edição do Barretos Muar do Sertão será anunciada em breve.

Colaboração Assessoria de Imprensa
Fotos: Diego Rodrigues

Deixe um comentário