O medo pode ser útil na natureza, pois permite que o cavalo evite o perigo de predadores. Para um animal domesticado, porém, pode ser problemático. Um cavalo medroso no chão ou sob a sela é imprevisível e perigoso de se conviver e pode se tornar um risco à segurança do condutor e do cavaleiro.
Nunca se sabe quando ele pode disparar ou atacar. É importante entender a causa do medo, para que você possa ajudá-lo com esse sentimento.
Entre as causas, estímulos sensoriais (como sons altos, movimentos inesperados ou mudanças no ambiente), experiências passadas (como traumas ou maus tratos), falta de confiança (como em novos cavalos, ambientes ou pessoas) e falta de educação (quando não são habituados a certos objetos ou situações).
Separamos algumas situações.

Razões pelas quais um cavalo tem medo
- Estímulos sensoriais: Ruídos repentinos (como fogos de artifício ou carros) ou objetos desconhecidos podem assustá-los. Mudanças no ambiente, como uma nova baia ou um novo local de treino, também podem gerar medo e ansiedade.
- Experiências passadas: Cavalos que foram maltratados ou tiveram experiências traumáticas no passado podem desenvolver um medo persistente e excessivo de certas pessoas, objetos ou situações.
- Falta de confiança: Cavalos que não se sentem seguros com seu cavaleiro ou ambiente podem ficar mais ansiosos e propensos a se assustar. Mudanças no cavaleiro ou no ambiente, como uma nova pessoa ou um novo local de treino, podem a perder confiança e se tornar mais medroso.
- Falta de educação: Se não forrem expostos a certos objetos ou situações desde pequenos, podem ter medo deles quando os encontra pela primeira vez.
- Predadores: A resposta inata do equino ao perceber um predador ou situação de perigo, como um animal selvagem ou um som alto, pode desencadear medo e fuga.
- Animais: Alguns cavalos podem ter medo de outros animais, como cachorros, vacas, ou até mesmo de outros cavalos.
- Sons: Alguns cavalos são assustados por barulhos altos e inesperados, como um carro acelerando, ou por sons sibilantes ou sussurrantes.
- Tipo de trabalho: Cavalos podem ter medo de um tipo de trabalho ou de um cavaleiro específico, especialmente se não entenderem o que lhes está sendo pedido.
Se não houver uma devida socialização ou dessensibilização, o animal pode ter dificuldades em novas situações. A incerteza pode surgir e os instintos naturais assumem o controle. Se o treinamento foi apressado ou agressivo, por exemplo, é provável que tenham falhas de base. É importante conhecê-los, alguns ficam sempre em alerta máximo, ansiosos, precisam desenvolver confiança e segurança.
Um condutor calmo e paciente pode trazer confiança a um cavalo medroso. Eles precisarão de tempo e consistência. Você deve expô-los a novas situações e objetos em etapas gerenciáveis. Sempre os recompense quando demonstrarem sinais de relaxamento. Pode levar tempo e algum dinheiro, mas o resultado é certo.
Fonte: Cowgirl Magazine, Arquitetura Equestre, Joice Matos, Adestramento Brasil
Fotos: Divulgação/Axel Holen
Leia mais notícias aqui