Desenvolvida na América do Norte, a Standardbred é reconhecida mundialmente e pode traçar suas linhagens até a Inglaterra do século 18
Standardbred ou American Trotter ou American Standard é uma raça de cavalo americana bastante conhecida por sua habilidade em corridas de arreios, onde os exemplares da raça competem em um trote ou ritmo. São cavalos sólidos e bem construídos com boas disposições.
Além do arnês de corrida, o Standardbred é usado para uma variedade de atividades equestres – incluindo julgamentos e passeios a cavalo. A linhagem fundadora da raça remonta a um Puro Sangue Inglês, criado na Inglaterra na década de 1780, chamado Messenger. Ele era um garanhão tordilho, importado para os Estados Unidos em 1788.
Foi Messenger que gerou uma série de cavalos de corrida trotadores. O bisneto dele, Hambletonian 10, nascido em 1849, é outro nome forte e do qual muitos cavalos de hoje descendem. Mais de 1330 potros nasceram de Hambletonian, dos quais 40 trotaram uma milha em menos de dois minutos e meio.
Outras raças contribuíram para a mistura genética do American Trotter. Entre elas, Narragansett Pacer, Canadian Pacer, Thoroughbred, Norfolk Trotter, Hackney e Morgan. Um garanhão que influenciou muito a linhagem é Thoroughbred, Diomed, nascido em 1777. Quando o esporte começou a ganhar popularidade, os proprietários e criadores procuram selecionar melhor para produzir o trotador de arnês mais rápido.
Segundo o Wikipedia, a capacidade de trote e estimulação da raça está ligada a uma mutação de ponto único no gene DMRT3. Expressa na subdivisão I6 dos neurônios da medula espinhal. Essa área é responsável por coordenar a rede locomotora controlando os movimentos dos membros.
Eles chegam a pesar 400 kg em média e medir 1,50m em média. As pelagens mais comuns: baio, preto, castanho e alazão. Na principal prova onde o American Trotter é utilizado, são controlados por jóqueis, que tem a responsabilidade de conduzi-los durante o percurso sentados em charretes especiais.
No Trote, as pernas dos cavalos se movem em pares diagonais; quando a perna direita se move para a frente, o mesmo acontece com a perna esquerda e vice-versa. Musculosos, fazem passadas longas e firmes.
No Brasil, a força da raça é no Estado de São Paulo. Janiru, por exemplo, promove a Copa dos Campeões de American Trotter. Já em Campinas, ao lado do Aeroporto Internacional de Viracopos, no caminho da estrada velha de Indaiatuba, tem uma arena onde se pratica a corrida de trotadores.
Mas no mundo afora além das corridas com charretes, passeios e julgamentos, exemplares também são usados para hunt seat, salto, CCE, Adestramento. E por seu temperamento, são ótimos cavalos de passeio e lida no rancho.
Fonte: Wikipedia