Fundada há quase um ano, incentiva a prática de esportes equestres, atua na equitação terapêutica e ensina crianças e adolescentes carentes sobre o manejo de animais

A Associação Paranaense Amigos do Cavalo foi fundada no dia 28 de dezembro de 2017, por cinco casais de amigos amantes dos cavalos. A ideia surgiu da vontade que eles tinham de reativar a parte equestre da Sociedade Rural de Apucarana (SRA), em Apucarana/PR.

Esse setor estava há algum tempo desativado, então eles se uniram. Apresentaram um projeto à Diretoria daquela entidade, que os apoiaram e incentivaram nesta ideia. Atualmente, a APAC é presidida por Aline Maria Ceranto Luccarelis. Conta com 40 associados, os quais, juntamente com seus dependentes, totalizam cerca de 100 pessoas.

APAC
Pista externa

De acordo com Aline, “o intuito da Associação é difundir e incentivar os esportes equestres na cidade de Apucarana e região, assim como reativar a Escola de Equitação e a Equitação Terapêutica”.

A infraestrutura do local de atuação da APAC é composta por 28 baias, um barracão de apoio, uma pista coberta de equitação e equitação terapêutica, uma pista coberta de Ranch Sorting, uma pista oficial externa e seis lavadores. O local, segundo informado, também tem monitoramento 24 horas com circuito fechado de câmeras.

APAC
Pista interna

Na parte esportiva, a instrutora Ismeni Rosina da Escola de Equitação ministra aulas de Equitação Básica. Já a inicialização às modalidades de Seis Balizas e Três Tambores é feita em parceria com CT Guto Macedo. A Equitação Terapêutica conta com os serviços do Fisioterapeuta Carlos Holonka e da Fisioterapeuta Poliana Emilia.

“Na Equitação Terapêutica, temos parceria com Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA) e também com Associação Dowload – crianças portadoras de Síndrome de Down. Conseguimos padrinhos para custear o tratamento. Hoje, conseguimos acolher dez crianças através deste apadrinhamento”, salientou Aline.

A atuação da APAC em projetos sociais não para por aí. Eles também contam com o Projeto Social Amigos do Cavalo. “Ensinamos crianças e adolescentes carentes da região sobre o manejo com animal, e treinamento dos esportes Três Tambores, Seis balizas e Team Roping. Para este projeto, contamos com ajuda do SICREDI”, explicou Aline.

A associação participa e organiza diversos eventos no decorrer do ano. Em setembro, realizaram a primeira Prova Interna entre os Alunos da APAC e o terceiro Almoço Horse Rural. Em outubro, aconteceu a Prova Amigos do Team Roping; Inauguração Pista Coberta de Ranch Sorting e primeira Prova de Ranch Sorting para Amigos e Convidados.

Ainda aconteceram no local a segunda etapa do 7º Circuito Norte Paraná 3 Tambores – CNPT e em novembro, o Curso Básico de Ranch Sorting com Vinicius Lelis.

APAC
Diretoria APAC

Os interessados em se associar, apadrinhar um aluno ou participar dos eventos, devem entrar em contato com a Secretaria da Associação pelos telefones (043) 99934-7009 e (043) 99954-7400 ou e-mail: contato@apacpr.com.br. Nas redes sociais, a APAC pode ser encontrada no Facebook e Instagram como apac apucarana. Acesse também o site: www.apacpr.com.br.

Por Juliana Antonangelo
Fotos: Arquivo Pessoal

Escreva um comentário