A correria do dia a dia, muito cavalo para montar, tempo aperto, talvez até falta de ajudante, pode fazer com que você deixe para depois algumas tarefas. A limpeza do seu equipamento é uma delas. Selas, estribos, freios, cabrestos, rédeas, bridão, correias, martingais e peiteiras são usados diariamente nos cavalos e precisam de manutenção.
A ideia, portanto, é que você trabalhe de forma mais inteligente, não mais difícil. Buscar elementos e dicas que façam com que o serviço todo ande rápido e eficiente. A limpeza de todos esses itens demora, a gente sabe. Mas é algo que você não pode fugir de realizar.
Se você está no grupo dos que não gostam dessa tarefa, preste atenção: com algumas dicas é possível acelerar todo esse processo de limpeza do seu equipamento.
1 – De uma geral em tudo após cada viagem. Uma questão de hábito apenas. Em seguida, programe a limpeza do seu equipamento de forma mais detalhada e periódica;
2 – Procure no mercado produtos que cuidam do couro ao mesmo tempo em que limpam e condicionam;
3 – Use água morna para acelerar o processo, já que a água fria não corta a sujeira com tanta facilidade;
4 – Cuidado com o sabonete: quanto mais espuma, mais tempo leva para a limpeza do seu equipamento. Verifique as instruções do seu produto, pois a maioria recomenda uso em pequenas quantidades;
5 – Armazene seu equipamento de maneira inteligente. Evite expô-lo a poeira e sujeira no quarto de sela. Pense em guardá-los, se possível em sacos apropriados. Antes de mais nada, mantenha ainda o seu quarto de sela limpo com regularidade.
Colaboração: Cowgirl Magazine
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Pexels