A fim de se obter os melhores resultados nas pistas de Três Tambores, criadores investem fortemente na busca pela melhor genética do Quarto de Milha. Além disso, não medem esforços para terem acesso ao treinamento dos melhores profissionais da modalidade. Mas já parou para pensar que não é só o cavalo que merece atenção especial, como também os atletas que estarão no comando das rédeas durante a prova, na manutenção do equilíbrio na virada do tambor e no arranque final até cruzar a fotocélula?
E foi pensando nestes atletas equestres que o fisioterapeuta especialista em traumato ortopedia funcional, Fernando Perrella, e o francês Regis Cholley, professor de equitação western, desenvolveram um mecanismo capaz de revolucionar o treinamento de cavaleiros e amazonas. Trata-se da Balance Training Unit (BTU), um aparelho com metodologia específica capaz de organizar o sistema sensório-motor do atleta, tratando, prevenindo lesões e refinando os movimentos necessários para se obter uma melhora significativa na performance esportiva.
“Não basta só gastar dinheiro em treinamento de cavalos. Quanto vocês investem no treinamento neuro motor de vocês? Está aí um sistema, BTU + metodologia para fazer de vocês campeões nas pistas”, frisa Perrella. “O trabalho para atletas de Três Tambores visa organizar o sistema neuro motor, melhorando a consciência corporal, as reações de equilíbrio, do controle lombo pélvico e da estabilidade dinâmica para melhora na posição de assento durante a virada no tambor e para prevenir lesões na coluna, principalmente, no momento que o cavalo explode após virar no tambor”.
O fisioterapeuta ainda explica que, a partir do treinamento com a BTU, o atleta irá conquistar a estabilização de tronco para que tenha liberdade de membros inferiores ao utilizar-se das ajudas de pernas, facilitando a flexão lateral do cavalo nas viradas. “Trabalhar as transferências de peso no assento para o lado oposto do tambor e automatizando as mesmas para facilitar a tirada de peso na mão do cavalo. Em resumo, um cavaleiro equilibrado facilita o desempenho do cavalo e a melhora da performance do conjunto nos Três Tambores”, acrescenta.
BTU para a reabilitação dos atletas
Eleita quatro vezes Melhor Amazona, Caroline Rugolo é uma das atletas dos Três Tambores que fez uso da BTU durante seu processo de reabilitação, em decorrência de algumas lesões ocasionadas pela prática esportiva. Além disso, atualmente, já recuperada, ela faz o treinamento neuro motor para melhora da performance com a BTU.
“O aparelho trabalha o corpo todo, dando bastante estabilidade corporal, corrigindo a postura e forçando bastante o equilíbrio usando o abdômen. No aparelho também conseguimos ver a compensação nos estribos, já que tem que ser nos dois lados iguais. Achei o aparelho sensacional, muito preciso para o nosso esporte, o Três Tambores”, pontua a amazona.
Vale destacar que o aparelho consiste em uma estrutura de metal em forma de gaiola, com acessórios fixos através de molas. Sobretudo, essa junção propicia instrumentos de desenvolvimento e melhora do equilíbrio, força, coordenação motora e flexibilidade, nas mais variadas posições e nos mais variados níveis de dificuldade.
O aparelho é fabricado e comercializado pela empresa New Pilates, sendo enviado com um manual da metodologia. Contudo, Fernando Perrella ainda ministra cursos de formação da metodologia, que dá uma ótima noção de como utilizar a BTU e adaptá-la para realidade do esporte praticado.
Mais informações sobre como adquirir o aparelho ou mesmo descobrir o profissional de saúde mais perto de você que faz uso da metodologia, basta acessar o site: http://btutraining.com.br/.
Por Natalia de Oliveira
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus