Beautiful Jim Key, um cavalo famoso na década de 1900

Na época dos anos de 1897 a 1906, a história conta que ele podia escrever, ler, soletrar, recitar a Bíblia e contar a hora

Beautiful Jim Key foi um famoso cavalo performático na virada do século XX. Seus promotores alegaram que o cavalo podia ler e escrever, fazer troco com dinheiro, fazer aritmética para ‘números abaixo de trinta’ e citar passagens da Bíblia ‘onde o cavalo é mencionado’. Não era famoso nem por sua beleza nem por sua velocidade, mas sim por sua excepcional inteligência.

Beautful Jim Key e Dr. William Key

O treinador de Jim, Dr. William Key, era um ex-escravo, veterinário autodidata e vendedor de remédios, veterano da Guerra Civil, Key enfatizou que ele usou apenas paciência e gentileza ao ensinar o cavalo, e nunca um chicote. ‘Seja gentil com os animais’ era sua frase preferida. Jim tornou-se uma celebridade graças à promoção progressiva do promotor e ativista humanitário Albert R Rogers.

O cavalo se apresentou em grandes locais, de Atlantic City a Chicago, nos Estados Unidos. As viagens dos dois para se apresentar em diversas cidades tinha uma finalidade: chamar atenção para o tratamento que os humanos davam aos animais. Eles se apresentaram nos melhores locais da maioria das grandes cidades americanas, incluindo o Madison Square Garden de Nova York.

O cavalo esteva entre as atrações mais populares de diversas feiras, no período de 1897 e 1906. Beautiful Jim era supostamente tão esperto que podia fazer matemática, talvez até mesmo trigonometria, em sua cabeça. Ficou conhecido como a ‘Maravilha do Século XX’ e foi visto por cerca de dez milhões de americanos.

Foram nove anos de apresentações em exposições nacionais e feiras mundiais para multidões descontroladamente receptivas, quebrando recordes de bilheteria, superando obstáculos de preconceito e ceticismo, ao mesmo tempo ganhando elogios da imprensa e de líderes como o Presidente McKinley, Booker T. Washington e Alice Roosevelt Longworth.

O Presidente dos Estados Unidos, William McKinley, esteve em uma das apresentações em uma exposição no Tennessee e declarou: “Esta é a exposição mais surpreendente e divertida que já presenciei”.

Seu melhor truque: roubar uma maça de dentro da gaveta

Por sua causa, Beautful Jim Key entrou como membro honorário na George Thorndike Angell’s American Humane Association e conseguiu reunir em torno da sua luta milhares de pessoas, especialmente crianças, que prometiam nunca mais maltratar os animais.

Essa história também virou livro – Beautiful Jim Key: The Lost History of a Horse and a Man Who Changed the World – escrito por Mim Eichler Rivas, tendo como tema principal a rara e íntima relação entre cavalo e homem.

Fonte: Wikipedia, Amazon e Horse And Man

Deixe um comentário