Quase um século depois, a final da Copa da Inglaterra de 1923 ainda é lembra pelo feito de um cavalo tordilho
A final da Copa FA foi uma partida de futebol entre o Bolton Wanderers e o West Ham United, em abril de 1923. Até hoje, ainda é conhecida como ‘The White Horse Final’ por conta dos feitos de um cavalo tordilho chamado Billy.
Foi a primeira final da FA Cup a ser disputada em Wembley, Inglaterra, e tal foi a emoção que os fãs chegaram horas antes do pontapé inicial. Uma multidão! A Associação de Futebol estava esperando cerca de 125 mil torcedores, mas o número de pessoas presentes foi, provavelmente, mais que o dobro.
O campo foi engolido pelo excesso de pessoas e a polícia foi chamada. A imagem que ficou foi de Billy, um imenso cavalo branco da polícia, montado por PC George Scorey, que desempenhou um papel especial ao trazer a multidão de volta e limpar o campo. O rei George V esteve presente para apresentar o troféu à equipe vencedora.
As pessoas tomaram a entrada do estádio e os terraços transbordaram. Os espectadores encontraram o caminho para a área ao redor do campo e até mesmo para a área de jogo em si. Foi preciso mesmo a intervenção da polícia montada e Billy roubou a cena. A imagem dele conduzindo as pessoas para fora do campo tornou-se célebre. Por conta desse tumulto, a partida começou 45 minutos atrasada.
Billy nem estava escalado para o serviço, mas foi chamado em caráter de emergência quando a situação no Estádio ficou insustentável. Outros cavalos estavam na mesma ocorrência, mas foi a imagem de Billy que ficou imortalizada. A contenção de forma pacífica funcionou e poucos foram os expectadores feridos.
Quando o novo estádio de Wembley foi construído em 2006, a passarela de conexão foi nomeada Ponte do Cavalo Branco, em votação pública, em homenagem a Billy.
Fonte e Fotos: Wikipedia