Setembro Amarelo: dicas de como evitar esgotamento mental

Trabalhar com cavalos, ser dono ou criar cavalos, é uma atividade prazerosa; mas, se não houver atenção pode, rapidamente, se tornar um pesadelo

Até os mais entusiasmados com os cavalos, mais dedicados, mais felizes, podem sofrer a Síndrome de Burnout. Que nada mais é do que um estado de exaustão emocional, física e mental causado pelo estresse crônico e excessivo no trabalho.

Os principais sintomas da Síndrome de Burnout incluem cansaço extremo, desânimo, sensação de ineficácia e apatia. Esta condição pode levar a problemas de saúde mental mais sérios, como ansiedade e depressão, e é desencadeada por fatores como longas jornadas, pressão de metas, falta de autonomia e um ambiente de trabalho tóxico.

Assim, o que é o melhor trabalho da vida, lidar com cavalos, em meio à natureza, pode tornar-se um pesadelo. Os dias vão ficando longos e difíceis. As tarefas no rancho ou centro de treinamento parecem intermináveis. De repente, seu melhor cavalo volta de um treino ou cavalgada com uma claudicação misteriosa. O caminhão ou trailer quebra no dia de viajar para uma competição. Seu salário não está mais cobrindo as despesas tanto quanto antes. Entre outros, fazendo com que a pessoa questione se ter um cavalo, montar ou trabalhar com cavalos vale a pena.

O Burnout vem sendo debatido em diversos ambientes, como no mundo corporativo ou dos esportes. Quem lembra da fenomenal Simone Biles, da Ginástica Olímpica, desistindo da sua participação na Olimpíada de Tóquio por estar mentalmente esgotada? Entre tantos outros exemplos, as pessoas estão começando a deixar o preconceito de lado e pedindo mais ajuda. Quando não se falava muito sobre isso, sofríamos em silêncio, com a sensação de que nunca ia passar

Mas, sim, melhora! É super possível superar o Burnout e esses momentos difíceis e sair mais forte. Você pode evitar a sensação de esgotamento entendendo o que está acontecendo ao seu redor, porque determinadas coisas estão te afetando, buscando ajuda de um profissional da área e elaborando um plano de ataque para mudar o jogo.

O que queremos é que toda experiência de ter um cavalo, ou trabalhar com cavalos, volte a ser agradável e que valha a pena. Essas dicas vão ajudar!

Setembro Amarelo: dicas de como evitar esgotamento mental ou Síndrome de Burnout

Dicas para evitar o Burnout

  1. Reserve sempre um tempo no seu dia para descansar e recarregar as energias. Faça uma caminhada, atividade física, jogue vídeo game, assista a um filme ou convide um amigo para um café. Além disso, não negligencie o sono.
  2. Planeje férias, aproveite um tempo longe do rancho ou centro de treinamento. Há sempre alguém que pode cuidar de tudo até que você volte.
  3. Conecte-se com as pessoas, faça amigos no trabalho e fora dele, conviva com esses amigos de modo regular. Ter uma boa rede de apoio pode tornar o dia a dia muito mais agradável.
  4. Encontre inspiração. Pode ser útil lembrar por que você está fazendo todo esse trabalho, qual motivo por qual começou. Mantenha-se atualizado participando de clínicas e cursos, isso pode reacender sua chama.
  5. Estabeleça metas possíveis e reais. Se você tiver um propósito, terá motivação.
  6. Reduza sua carga de trabalho. Em muitos casos, você deve sentir que é o único que pode cuidar de tudo, mas isso não é verdade. Dividir os afazeres pode tornar suas tarefas mais fáceis e rápidas.
  7. Não assuma tarefas demais! Quantos cavalos você tem? Você já se esforçou demais? Aprenda a dizer ‘não’.
  8. Se for preciso parar, tire um tempo para si. Não tem problema se precisar de uma pausa mais longa, pois não quer dizer que nunca mais irá voltar. Em muitos casos, dar dois passos para trás significa assegurar todo o futuro.
  9. Procure ajuda profissional ao perceber que está sofrendo de estresse ou ansiedade extremos. Não hesite, não tenha preconceito, se priorize. Um terapeuta pode oferecer diversas estratégias de enfrentamento para vencer o Burnout.

Até os cavalos podem sofrer a Síndrome de Burnout ou um esgotamento físico e mental se exigirmos deles muito mais do que podem dar. Quanto a você, é uma sensação normal, mas não significa que precise viver assim para sempre. Faça as mudanças necessárias para se proteger. Hoje, dia 10 de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, peça ajuda!

Fonte: Cowgirl Magazine, Portal Gov.br, Universidade do Porto
Fotos: Divulgação/Rachel Claire e A.B.
Leia mais notícias aqui