Geral

Cavaleiro das Américas entre bisões e ursos

Publicado

⠀em

Cavaleiro das Américas entre bisões e ursos

Neste artigo, o cavaleiro e jornalista Filipe Masetti Leite conta mais um mês de sua aventura entre Alaska e Canadá

Eles dizem que o Estado de British Columbia, no Canadá, é ‘O Melhor Lugar da Terra’. E, no mês passado, foi. Os dias foram preenchidos com vistas deslumbrantes, pessoas gentis e passeios agradáveis. Mas como o céu, sempre há o inferno. E, um dia no meio do verão, o inferno congelou.

Tudo começou bem. Saí de Watson Lake em uma manhã quente de agosto. Com meus cavalos Mac e Smokey se sentindo bem após três dias de folga. Alguns quilômetros depois, na Alaska Highway, entramos em BC e recebemos uma inesperada recepção. Os membros do Conselho Kaska Dena nos receberam à entrada da cidade de Lower Post.

Clara Davel, minha namorada argentina e motorista de apoio, radiante com a generosidade deles, disse: “Eles encheram nosso tanque e todas as latas de gasolina e nos deram um monte de mantimentos e esse moletom com capuz para mim”.

Na noite seguinte, de volta à fronteira do Estado de Yukon, ainda em BC, comemoramos o 25º aniversário de Clara. Com Smokey e eu em BC e Clara e Mac em Yukon, nós aproveitamos um bolo enquanto eles mastigavam seus cubos de alfafa. Os quatro usando chapéus de festa arco-íris. “Eu te amo Clara, feliz aniversário”, eu disse.

De manhã, entramos nas Northern Rocky Mountains e tudo mudou. A estrada que abraça o penhasco, imprensada entre o Liard Lake e as superfícies rochosas irregulares, era extremamente perigosa. Autocaravanas e caminhões de transporte rugiam entre os cavalos e eu, às vezes passando a centímetros de nós.

Cavaleiro das Américas entre bisões e ursos
Filipe, Clara, Mac e Smokey

Bisões

A viagem se tornou um inferno. Mas tivemos problemas muito maiores ao nosso redor. Mais exatamente, cada um desses problemas pesava 600 quilos e andavam em manadas: Bisões da Floresta.

Esses animais, com chifres afiados no alto de suas cabeças, são extremamente territoriais. Prendi a respiração toda vez que cruzei o caminho deles. Os machos sempre mantinham os olhos nos cavalos enquanto os filhotes corriam para a floresta com suas mães. Smokey e Mac bufavam e tentavam fugir, mas lutei para segurá-los.

Nunca fomos perseguidos, mas o maior macho do último rebanho por onde passamos começou a cavucar a terra. Em uma explosão de poder, bateu repetidamente com a cabeça.

Depois de 200 quilômetros no território dos Bisões da Floresta, chegamos Liard Hot Springs Provincial Park para descansar. Conhecemos uma família maravilhosa que nos deu um delicioso peixe, que eles haviam fisgado no dia anterior.

Filipe Leite foi o primeiro brasileiro a cruzar a cavalo a Alaska Highway

Foi nosso jantar. E eles fizeram também uma doação de US$ 100,00 para o Hospital de Amor, de Barretos/SP. “Vocês nos inspiraram com sua história. Você é tão jovem e está fazendo algo tão bonito”, disse Shannon Moleski.

Cavaleiro das Américas entre bisões e ursos
Filipe e os seus dois mustangs se deparam com uma manada de bisões

Novamente na estrada

De volta à viagem tensa para o sul pelas Montanhas Rochosas, a cada curva da estrada podíamos nos deparar com uma surpresa. Apenas a 60 quilômetros adiante, enfrentamos o nosso maior desafio: a rocha cortada ao redor do Muncho Lake.

O lago verde-jade é ladeado por montanhas que se estendem até as nuvens e são refletidas de volta em suas águas serenas. Clara ficou atrás de mim e pediu para caminhões e carros desacelerarem.

Em um dos piores trechos, em uma curva sem espaço, Clara dirigiu o motorhome atrás de nós, com o pisca-pisca ligado. Quando passamos, os deparamos com um caminhão puxando um trailer trás de Clara.

O rugido do motor enviou meus mustangs a um galope cheio de adrenalina. Eu lutei para detê-los quando o trailer passou por nós, seguido por outro veículo. Por um segundo, pensei que estava tudo acabado.

No entanto, nada poderia ter nos preparado para o que ainda estava por vir. Em 17 de agosto, apenas 30 quilômetros antes do Toad River, a chuva que caíra por dias ficou mais densa, o vento aumentou e a temperatura caiu.

Cavaleiro das Américas entre bisões e ursos
Nevasca pegou o cavaleiro de surpresa

Flocos de neve no meio do caminho

Depois de mais um longo dia na sela, decidi colocar cobertores nos cavalos. No caso de Smokey, transformou-se em rodeio – ele pisou na câmera de vídeo e quebrou meu tripé. Levou uma hora essa agitação, me custando algumas gotas de sangue.

Logo após o jantar, o que eu esperava que não acontecesse aconteceu. Começou a nevar. “Bem-vinda a um verão típico do Canadá”, eu disse a Clara, tentando aliviar o clima pesado.

Pela manhã, acordamos em um país das maravilhas do inverno. Mais de um pé de neve cobria o mundo à nossa volta. Mac e Smokey estavam sob altos pinheiros, agradáveis ​​e aconchegantes, graças aos cobertores.

Com o termômetro lendo -4 ° C, e minhas botas de caubói enterradas na neve, selei Mac e comecei o dia mais doloroso dessa terceira e última longa viagem. Grandes flocos de neve molhada batiam no meu rosto.

Inclinei meu chapéu de cowboy para baixo para proteger meus olhos. Meus mustangs só queriam virar as costas para a neve. Eles não conseguiam entender por que estávamos cavalgando diretamente para esta terrível tempestade.

Eu estava congelado naquela sela. Com pé e mãos rígidos, comecei a me perguntar o que estava fazendo da minha vida; questionando minha decisão de deixar Calgary sete anos atrás. “Não é um dia muito agradável para andar a cavalo”, uma mulher gritou de um caminhão branco, dirigindo lentamente para o sul ao meu lado.

“Não senhora”, eu disse a ela, “mas estou viajando para divulgar a causa do hospital infantil de câncer no Brasil, não posso parar”. Ela tirou uma foto minha e partiu. Alguns metros adiante, as luzes do freio acenderam e o caminhão deu marcha à ré em minha direção.

Conheça como será a terceira longa jornada de Filipe Leite

“É tudo o que temos, boa sorte” e me passou uma nota de US$ 20 amassada. Eu chorei. Naquele momento, fui transportado milhares de quilômetros ao sul, para o meu país de origem. Para aquele hospital onde conheci tantas crianças lutando pela vida com sorrisos no rosto.

Endireitei as costas e trotei meus cavalos. Pouco antes de nossa chegada ao Toad River, um motorista de ‘limpa-neves’ parou para verificar se Clara, estacionada na beira da estrada esperando por mim, estava bem.

Ela explicou o que estávamos fazendo naquela manhã e ele ofereceu um lugar para ficarmos e um curral para os ‘meninos’. Uma hora depois, estávamos na casa de sua mãe com sua família, comendo uma tigela fumegante de sopa.

“A região tem uma população de cerca de 40 pessoas e mais de 200 cavalos”, disse Nathaniel Steward, do outro lado da mesa. Perto de algumas das melhores áreas de caça da América do Norte, o Toad River é o lar de grandes fabricantes de roupas. Está em um vale deslumbrante, cercado por montanhas, com pastos cheios de cavalos nos dois lados da estrada.

Perigos na longa jornada: ursos

Depois do descanso, mas um trecho

Tivemos um dia de folga com a família de Steward quando a neve derreteu. Então começamos nosso último percurso a fim de atravessar as Northern Rocky Mountains. Mas antes de sairmos, recebemos um aviso de Steward.

“Existem dois ursos logo após o Summit Lake. Eles estão do lado da estrada comendo raízes e não estão dão mostra de que sairão de lá tão cedo”. Com certeza, dois dias depois, após atravessar o ponto mais alto da Alaska Highway – o Summit Lake, a 1295 metros -, vi os dois ursos machos.

Passamos muito perto e tentei segurar os cavalos. Andamos em círculos por um minuto enquanto eu analisava minhas opções. Na estrada estreita, não havia como eu me arriscar e andar a dois passos de dois grandes ursos.

O North Tetsa River corria paralelo à estrada, nas profundezas de suas margens íngremes. O rio estava atormentado por grandes pedregulhos. Para chegar nele, eu teria que cavalgar pela margem também cheia de pedras grandes. Perigoso, mas minha única opção.

Veja mais sobre o Cavaleiro das Américas no Portal Cavalus

Dei os comandos, esperando que os ursos não chegassem perto para cheirar meus cavalos. E torcendo para que Mac e Smokey continuassem alheios ao perigo à frente. Demorou um pouco para convencer Smokey a descer a ladeira rochosa, mas ele o fez e Mac o seguiu.

Os cavalos abriram caminho para o sul no rio enquanto eu me abaixava na sela, tentando nos tornar ‘invisíveis’. Orei, a certa altura, para que os ursos, apenas alguns metros à nossa esquerda, não prestassem atenção em nós. O som dos cascos dos cavalos afundando na água, às vezes na altura da barriga, iam atingindo os grandes pedregulhos.

A ansiedade aumentou. “Por favor, Deus, que eles fiquem longe”, eu sussurrei várias vezes enquanto escapávamos, com meus joelhos tremendo. A cena foi digna de um filme western.

Quando senti que estava longe o suficiente dos animais, cerca de 400 metros ao sul, conduzi os cavalos para fora do rio, sobre a margem e de volta à estrada. Quando olhei para trás, um dos ursos estava em pé, tentando nos cheirar. Meu coração disparou.

Continuei sussurrando meu mantra. Quando finalmente saímos de vista, acelerei. Andar meio quilômetro naquele rio pode ter nos mantido vivos, mas também fez com que Smokey perdesse uma de suas ferraduras traseiras e afrouxasse a outra.

Então, a apenas quatro quilômetros dos ursos, tive que parar. Peguei minhas ferramentas de ferrador e começar a trabalhar. Quando a chuva ficou mais forte, tinha conseguido pegar a nova ferradura e recolocado a outro antes de continuar para o sul.

Alguns dias depois, contra todas as probabilidades, entramos em Fort Nelson. Meu corpo doía do fio de cabelo à ponta dos pés. Mas eu me senti mais vivo do que nunca. Apenas 450 quilômetros depois, terminamos a Alasca Highway.

Por Filipe Masetti Leite para o The Star
Em sua terceira longa jornada, o jornalista e cavaleiro saiu de Fairbanks, Alaska, no dia 17 de maio, e vai cavalgar quatro mil quilômetros até chegar ao maior rodeio do Canadá – e um dos maiores do mundo -, o Calgary Stampede, em julho de 2020. Acompanhe: www.instagram.com/filipemasetti.
Fotos: Cedidas

Geral

Rafaela Negrini descobriu através do cavalo a sua paixão por ensinar

Em entrevista ao Portal Cavalus, a professora contou um pouco da sua trajetória de vida no meio do cavalo e como descobriu a sua vocação para ensinar

Publicado

⠀em

Rafaela Negrini descobriu através do cavalo a sua paixão por ensinar

Uma história pautada pelo respeito e amor aos cavalos, é assim que podemos resumir a história de Rafaela Negrini no meio equestre. Professora na Hípica Universo Equestre em Jundiaí (SP), Rafaela começou a sua história no meio do cavalo ainda muito nova, quando fazia passeios em família.

“Desde pequena tive contato com cavalo, sempre gostei de fazer passeio. Minha família também sempre foi ligada ao cavalo, mas sempre foi algo voltado para o lazer, nada com relação ao esporte”.

Rafaela Negrini e os cavalos

Rafaela ainda conta que sua mãe sempre gostou muito desse universo, querendo incluir a filha no Hipismo. “Apesar dessa vontade da minha mãe, eu nunca me interessei por isso, mas seguia sempre com os passeios em sítios, fazendas, onde tinha cavalos, eu estava lá”, comenta.

Rafaela e sua mãe, sua maior incentivadora

Com o passar dos anos, a professora iniciou sua graduação em Administração, ingressando logo após em uma pós-graduação em Administração de Empresas e Contabilidade. Ela lembra que sempre gostou de estudar, mas seu amor pelos cavalos continuava o mesmo.

Durante um período, ela começou a levar sua prima para fazer umas aulas numa hípica da região onde moravam, já que sua prima compartilhava com ela o mesmo carinho pelos cavalos. “Mas, minha prima era um pouco diferente, ela queria de fato fazer o esporte, queria saltar, e como tinha um horário livre, comecei a acompanhá-la toda semana”.

Foi então nesse momento, que Rafaela percebeu algumas pessoas mais velhas do que ela, fazendo aulas e incentivando ela a começar a fazer também. Ela relembra que, a partir desse momento, aos 22 anos, começou a fazer as aulas e desde então, mão parou mais.

“Nessa época tive o meu primeiro cavalo, que eu dividia com a escolinha, já que os custos para o manter eram altos, então deixa ele na escola, mas sempre visitando ele. Fui me apaixonando cada vez mais por esse meio”.

Apesar disso, inicialmente, seu plano não era entrar em competições, querendo apenas o contato com o cavalo. Entretanto, Rafaela acabou caindo no gosto do esporte e começou a saltar, mesmo achando que as competições não eram para ela, foi vencendo o receio participando de provas. “A primeira prova causa um frio na barriga, mas depois da primeira, a gente vai vencendo o medo e mostrando os resultados dos treinos”.

Alguns anos depois, com uma vida dedicada ao Hipismo e aos estudos, Rafaela terminou sua pós-graduação e recebeu a proposta de dar aula de componente para crianças até seis anos na Hípica. E para deixar a decisão ainda mais difícil, Rafaela recebeu uma outra proposta de uma empresa, foi então que percebeu que precisa escolher o caminho que a sua vida ia seguir, o caminho dos cavalos ou o do mundo corporativo.

“Foi aí que eu escolhi o cavalo e percebi que eu não ia conseguir ficar sem eles e não ia conseguir ficar trancada numa empresa. Aquilo lá já era a minha vida, aqueles animais já estavam dentro de mim”.

Com essa decisão, Rafaela descobriu uma outra paixão, a de dar aulas para crianças, nesse processo, ela foi se aperfeiçoando, com ajuda de pessoas, buscando sempre levar o seu conhecimento e experiência para os seus alunos. Além de ensinar para as ações dentro e fora da pista, a professora ressalta a importância de ensinar o respeito aos cavalos.

Para Rafaela, o respeito com os cavalos é algo que vem em primeiro lugar, já que eles contribuem diretamente para a qualidade de vida das pessoas, como na equoterapia, onde adultos e crianças têm as suas vidas salvas pelos cavalos.

“Cheguei a perder meu pai recentemente, há dois anos. E eu digo que eu só não entrei numa depressão profunda por causa dos cavalos. É uma coisa incrível estar ao lado desses animais, eles me dão ânimo”.

Além das crianças, Rafaela ensina adultos também, o que a deixa muito feliz. Para ela, o contato cavalo e adultos serve para curar feridas, e no caso das crianças, contribuem para o desenvolvimento e muitas outras coisas. “O que eu mais gosto de ver é essa transformação na vida das pessoas através do cavalo”, finaliza.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Arquivo Pessoal/Rafaela Negrini

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Última semana do mês tem como destaque competições de Três Tambores

Devido ao feriado desta semana, agenda segue com menos disputas, mas sem deixar de movimentar o calendário de provas equestres

Publicado

⠀em

Última semana do mês tem como destaque competições de Três Tambores

Começamos a quarta e última semana do mês de março e com ela, seguimos com a agenda de provas equestre. Devido ao feriado, a agenda desta semana conta com menos disputas, mas sem deixar de movimentar o calendário equestre com disputas de Três Tambores pelo SGP, provas do Mangalarga Marchador e do Quarto de Milha.

Confira a agenda da última semana de março:

27 a 30/03
3ª Etapa do XXXIX Campeonato Paranaense
Parque de Exposições – Londrina – PR

30/03
I Copa de Marcha Oficial do Haras Bambuí
Haras Bambuí – Matipó – MG

3ª Copa Nucave Chalés do Recanto
Chalés do Recanto – São João Del Rei – MG

I Copa de Marcha Oficial M.M.de Virginópolis
Parque de Exposições – Virginópolis – MG

XV Cavalgada do Haras Gravatá Country
Cond. Gravatá Country – Gravata – PE

2ª Etapa Copa Blue Silver Pistol de Ranch Sorting e Team Penning
Rancho Abdala – Cajuru – SP

1ª Etapa da III Copa Anhanguera 2024
CT Aldo Barros – Americana – SP

1ª Etapa Rodeo Show Manelão 2024
Haras Sulera – Bálsamo – SP

3ª Etapa da Copa Organnact Rodeio Show
Faz. NS Lourdes – Jaguariúna – SP

1ª Etapa da I Copa Equilibirum
Parque de Exposições – Ipameri – GO

30 e 31/03
2º Etapa do 6º Campeonato RSBR
Haras Luana – Rio Claro – SP

31/03
2º TOP de Três Tambores
Recinto Equestre – São Carlos – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Matheus Oliveira/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Festa do Peão de Barretos confirma mais três atrações para a 69ª edição do maior rodeio do Brasil

Com ingressos já a venda, 69ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos será realizada de 15 a 25 de agosto

Publicado

⠀em

Festa do Peão de Barretos confirma mais três atrações para a 69ª edição do maior rodeio do Brasil

Durante essa semana, a organização da 69ª Festa do Peão Boiadeiro de Barretos divulgou mais três atrações que se apresentarão no evento, que ocorre 15 a 25 de agosto, em Barretos (SP).

Entre os nomes, está o do cantor e compositor Luan Santana, fenômeno do sertanejo romântico, o cantor, que se apresentará no dia 23 de agosto, é conhecido por fazer história em todas as suas participações na maior festa do gênero na América Latina.

Crédito: Alisson Demetrio

No ano passado, ele iniciou seu show saindo do teto do palco e surpreendeu o público com o espetáculo. O dono da canção “Meteoro”, que o fez chegar ao estrelato, lançou recentemente o hit com Ana Castela, “DEJA VU”, com clipe gravado na arena do Barretão.

Outra atração confirmada para o dia 23 é a dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Sucesso desde a década de 1990, quando estourou a música “É o amor”, Zezé Di Camargo & Luciano apresentarão grandes hits do sertanejo, unindo gerações e até estilos diferentes.

Crédito: João Pedro Martins

Já no dia 16 de agosto, é a vez das gêmeas, Maiara & Maraísa se apresentarem. Com músicas que contam a história de alguns de seus relacionamentos, as “rainhas da sofrência” contam com mais de 10 milhões de ouvintes mensais na principal plataforma de áudio do país e recentemente fizeram turnê internacional.

Divulgação

Demais atrações

Além dos nomes confirmados nessa semana, a organização já divulgou outras atrações. No primeiro dia do evento, 15/08, os shows anunciados são de Luan Pereira e de Lauana Prado. No 17/08 é a vez de César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus e Ana Castela e no dia 24 de agosto, é a vez do show internacional do ídolo country, Cody Johnson.

Ingressos

Os acessos para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, estão à venda exclusivamente por meio do site oficial https://barretos.totalacesso.com/. Estão disponíveis lotes para os nove (9) setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto de chamada: Divulgação/Alisson Demetrio

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

APAE de Itapira irá promover a 6ª edição da Festa do Cavalo

Evento acontecerá de 26 a 28 de abril, antes, nos dias 20 e 21 será realizado um ‘esquenta’, com a primeira edição da Queima do Alho

Publicado

⠀em

APAE de Itapira irá promover a 6ª edição da Festa do Cavalo

De 26 a 28 de abril, a cidade de Itapira (SP), irá receber a 6ª edição da Festa do Cavalo Beneficente, o evento será realizado no Recinto Agropecuário Carmem Ruete de Oliveira. Com renda revertida para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de Itapira, o evento reunirá diversão, provas equestres, música e queima de alho.

Festa do Cavalo Beneficente de Itapira

Apesar da Festa do Cavalo começar apenas no dia 26, nos dias 20 e 21 será realizado um esquenta, dessa vez com uma novidade na programação, pela primeira vez, será realizada uma queima do alho, ainda como esquenta, haverá shows, provas equestres e a tradicional cavalgada.

Já na programação da 6ª Festa do Cavalo, já temos os shows confirmados de Jhony Lucas e Ricardo, Jorge D’Lucca, Raphael Storari, Everton e Guilherme. Além da programação musical, no dia 27 o público poderá acompanhar no dia 27, as provas de Três Tambores e Ranch Sorting, além da exposição da Fazendinha Recanto Feliz.

Além de toda a programação, que em breve será divulgada de forma completa pela organização, o evento, que tem entrada e estacionamento gratuito, conta uma praça de alimentação completa, com a renda revertida para a APAE. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do telefone (19) 3813-8899.

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus (Com informações do Itapira News)
Fotos: Reprodução/Instagram @festadocavaloapaeitapira

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Março segue movimentado com várias provas por todo Brasil

Terceiro mês ano mantém a agitação nas pistas equestres, com disputas de várias raças e modalidades espalhadas pelo país

Publicado

⠀em

Março segue movimentado com várias provas por todo Brasil

O mês de março está se aproximando da sua reta final, mas as provas e eventos equestres seguem movimentando os quatro cantos do Brasil. Do Sul ao Norte, disputas de várias raças, como cavalo Crioulo, Mangalarga Marchador, Quarto de Milha, entre outras, estão com o calendário de provas agitado.

Confira a agenda da terceira semana de março:

19 a 21/03

Curso Esportes – Modulo I – Expo Brasileira do Criador 2024

Haras NSG- São Pedro – SP

19 a 23/03

XIII Exposição Brasileira do Cavalo Campolina

Pará de Minas – MG

Exposição Brasileira do Criador – 2024

Haras NSG- São Pedro – SP

3ª Prova Haras Rancho Brasil

Arena Coberta – Campina Grande do Sul – PR

20 a 24/03

3ª Etapa da Copa Sudeste 2023

Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ

17º Circuito ANQM de Vaquejada

Rancho Azevedo – Monte Alegre – RN

21/03

Movimento A La Rienda

Concentração de Machos

Parque Expoagro Afubra – Rio Pardo – RS

Jackpot Thursday Night

Nova Esperança – PR

21 a 23/03

Exposição Regional Inconfidentes

Parque de Exposição – Conselheiro Lafaiete – MG

4ª Etapa da V Copa Haras Turato

Haras Turato – Nova Independência – SP

5ª Etapa da VII Copa Avaré

Parque de Exposições – Avaré – SP

21 a 24/03

CSN 3* Summer Tour

Sociedade Hípica Paranaense – Curitiba – PR

Festa do Cavalo – 5ª Etapa Campeonato Nordestino

Parnamirim – RN

4ª Etapa ANTT 2023/2024

Parque de Exposições – Colorado – PR

1ª Exposição Pônei Atibaia – 4ª Ranqueada NPPB

Parque Edmundo Zanoni – Atibaia – SP

22/03

Concentração de Machos

Parque Expoagro Afubra – Rio Pardo – RS

PROVA RANCH SORTING – EXP. BRAS. DO CRIADOR 2024

Haras NSG – São Pedro – SP

22 e 23/03

3ª Expo Jaguariúna Mangalarga

Fazenda Nossa Senhora de Lourdes – Jaguariúna – SP

Campeonato Baiano 2023/2024 – 3ª Etapa

Cau Centro de Treinamento – Araçás – BA

II Bolão de Três Tambores CT FM

CT Francisco Monteiro – Manaus – AM

Circuito Equestre Rancho Rafaely

Rancho Rafaely – Canarana – MT

I Copa Shop Vet

Haras Arizzona – Sinop – MT

1ª Etapa da I Copa SRP de 3 Tambores

Sindicato Rural – Pindamonhangaba – SP

22 a 24/03

4º Campeonato Mega Horse 3ª Etapa

Rancho BF Patrocínio Paulista – Patrocínio Paulista – SP

1ª Vaquejada dos Amigos Cosme Damião

Parque Cosme Damião – Vertente do Lério – PE

V SPTM Eternal Peppydun

Haras Eternal Peppydun – Capim Branco – MG

23/03

Cavalgada dos Amigos

Itu – SP

Rodeio de Limeira – 2ª Semana

Recinto de Rodeio – Limeira – SP

Prova Rancho Santa Fé

Rancho Santa Fé – Santa Juliana – MG

3ª Etapa do II Camp. NFDCQM

Rancho 2K – Atibaia – SP

1ª Prova dos 3 Tambores CT Almir Faleiro

Est. Três Meninas – Taguaí – SP

IV Cavalgada do Baton Saara- Faz. Colônia

Fazenda da Colônia – Santo Antônio do Rio Abaixo – MG

Cavalgada Temática – Rota do Charuto

Haras Menendez – São Gonçalo dos Campos – BA

10ª Copa de Marcha M. M. CTE Duas Meninas

CTE Duas Meninas Era Nova – Alpercata – MG

3ª Copa de Marcha M. Marchador Pitangui /3ª Etapa da Copa Centro Oeste 2024

Parque de Exposição de Pitangui – Pitangui – MG

I Copa de Marcha Rancho Eldorado

Rancho Eldorado – Aragoiânia – GO

IV Copa de Marcha de Rodeiro

Espaço de Eventos Sítio do Lu – Rodeiro – MG

IV Copa de Marcha de Escarpas do Lago

Marina Escarpas do Lago – Capitólio – MG

Enduro Equestre – I Etapa Campeonato Mineiro 2024

Fazenda Gameleira – Baldim – MG

1° Campeonato Estância Veio do Rio – 4ª Etapa

Estancia Veio do Rio – Umuarama – PR

1ª Etapa Campeonato Liga Leste de Ranch Sorting 24/25

Haras Luana – Rio Claro – SP

23 e 24/03

Ranch Sorting – Cavalo Crioulo

Haras Luana – Rio Claro – SP

24/03

IV Etapa Circ. Potiguar de Provas Esportivas MM 23/24

Parque Aristofanes Fernandes – Parnamirim – RN

1º Open Ranch

CLC – Campo Grande – MS

Prova de Três Tambores Est. Três Meninas 2024

Estância Três Meninas – Taguaí – SP

Festa do Peão de Terra Roxa 2024

Parque de Exposições – Terra Roxa – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/H. Possebon

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Show da dupla Bruno e Marrone é confirmado na 69ª Festa do Peão de Barretos

Dupla que é sucesso desde os anos 90, conta com hits que atravessam gerações, além de sucessos recentes

Publicado

⠀em

Show da dupla Bruno e Marrone é confirmado na 69ª Festa do Peão de Barretos

Com toda sua tradição e romantismo, a dupla Bruno & Marrone está confirmada na 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Os cantores da geração romântica do sertanejo se apresentam na sexta-feira, 16 de agosto, primeiro final de semana do maior evento do gênero da América Latina.

Bruno & Marrone

Sucesso desde o início dos anos 90, Bruno & Marrone tem hits que atravessam as gerações como “Dormi na praça”, “Inevitável”, “Vida vazia”, “Choram as rosas” e sucessos mais recentes que já fazem parte da vida dos apaixonados pelas modas românticas como “Fantasma da Saudade”.

Na mesma data, o evento também já confirmou a cantora Simone Mendes como uma das atrações.

Os outros shows anunciados até o momento são de Luan Pereira e Lauana Prado, no dia 15 de agosto; César Menotti & Fabiano, Jorge & Mateus e Ana Castela, no sábado, 17/08, e o cantor country norte-americano Cody Johnson, no dia 24 de agosto.

Ingressos

As vendas dos acessos para a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 15 a 25 de agosto, já estão liberadas. São 11 dias de programação com muito esporte, música, cultura, gastronomia e entretenimento no Parque do Peão, complexo com mais de 2 milhões de metros quadrados.

A venda é exclusiva pelo site https://barretos.totalacesso.com/ e estão disponíveis lotes para os nove setores que integram o evento, são eles: Parque/Rodeio/Show, Área Vip, Pista Prime, Pista Gold e Stage Prime; Camarotes Arena Premium, Brahma, Open Super Bull e Dagente. Também já é possível adquirir pacotes para a área de Camping, que funciona dentro do Parque do Peão.

Mais informações: https://www.independentes.com.br/festadopeao

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/João Pedro Martins

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Dia do Cavalo celebra a existência dos animais que têm forte representatividade no mundo

Comemorado neste 16 março, data nos faz lembrar da importância dos cavalos, não só na economia do país, como também em nossas vidas

Publicado

⠀em

Dia do Cavalo celebra a existência dos animais que têm forte representatividade no mundo

Neste sábado, 16 de março, é comemorado o Dia do Cavalo, data que celebra a força e a singularidade deste animal. Vale destacar que a origem da data desta comemoração ainda é desconhecida, apesar disso, ela ganhou status de internacional, se popularizou na internet, especialmente nas redes sociais, a partir de 2015.

Para falar um pouco sobre este ser, convidamos o Dr. Márcio Tolentino, do Haras ST, um grande criador e fomentador da criação de equinos do nosso país, que escreveu sobre algumas curiosidades sobre os cavalos. Confira:

Vamos comemorar o Dia do Cavalo

Os que convivem comigo sabem da relação inexplicável que tenho com esses animais. E faz tempo hein: 70 anos! (Isso mesmo, dos 79 que tenho, estou metido com esses bichos desde os meus 9 anos).

A Heloísa, jornalista do Portal Cavalus, pediu alguma matéria para comemorar o dia 16 de março, Dia do Cavalo, e eu aceitei.

Entretanto, já foram escritas tantas coisas sobre cavalos, que me levou a pensar: o que escrever para que pudesse despertar algum interesse?

Selecionei algumas curiosidades históricas:

  1. Por que os cavalos se assustam com tanta facilidade?
  2. Quando e onde os cavalos foram domesticados? Deixaram de ser selvagens?
  3. Qual a importância dos dois estribos para o progresso da humanidade? Isso mesmo! Para todo desenvolvimento da nossa civilização.
  4. Por que a potência do motor de um carro até hoje é medida em cavalos?

1 – Porque os cavalos se assustam com tanta facilidade?

Um chegar perto de repente…levantar rapidamente um pano ou chapéu…tentar pôr a mão na sua cabeça sem aviso. Pulam de lado ao mínimo barulho quando andando numa estrada, inclusive montados. São muitos exemplos. Quem convive com eles sabe o quanto se assustam facilmente. São medrosos.

OS CAVALOS SÃO SERES MUITO MEDROSOS. ESSE COMPORTAMENTO É GENÉTICO E VEM DE UMA HERANÇA MUITO ANTIGA, DE MUITO SÉCULOS.

Os ancestrais dos cavalos surgiram na América do Norte há 50 milhões de anos e eram animais pequenos, cerca de 30cm de altura (mais ou menos o tamanho de um cachorro). Desde sempre esses primitivos cavalos foram animais herbívoros e perseguidos pelos grandes carnívoros. Eram caçados e muito apreciados como alimento para os grandes. Por isso trazem até hoje o medo de serem judiados ou abatidos.

Da América, os cavalos primitivos migraram para a Europa e depois para a Ásia.

2 – Quando e onde os cavalos deixaram de ser selvagens? Foram domesticados?

Séculos e séculos passaram e os animaizinhos foram crescendo na Europa e Ásia. Ainda eram pequenos perto dos atuais: tinham 1m ou 1,20m, quando foram domesticados pelo ser humano na Mesopotâmia (mais ou menos na região onde Jesus Cristo nasceu e viveu). Estamos falando de 5.000 anos atrás! Passaram a ser importantíssimos para o progresso da humanidade, como meio de transporte, trabalho na lavoura, mensageiros e nas guerras, é unanime que foram um dos principais motores do nosso progresso.

Os historiadores descobriram que os primeiros animais domesticados foram os cachorros, depois as cabras e bois selvagens. Os cavalos em quarto lugar. No início eram alimentos para os seres humanos, mas rapidamente passaram a ser usados como meio de transporte.

3 – Qual a importância dos dois estribos para o progresso da humanidade? Isso mesmo! Para todo desenvolvimento da nossa civilização.

Os primeiros estribos foram inventados na Índia 200 anos antes de Cristo. Eram feitos de uma corda, enrolada no dedão do pé e presa de um só lado da sela (feita desde fibra vegetal ou couro). Pensaram no desconforto? Mas, melhor que nada.

Os estribos dos dois lados e presos na sela como conhecemos hoje, foram criados na China e rapidamente se difundiram. Foi uma revolução. Facilitou montar e descer do animal, deu muito equilíbrio ao cavaleiro, permitiu deslocamentos de pessoas e exércitos numa velocidade muito maior. Historiadores dizem que que os estribos foram “ferramentas básicas para criar e difundir a civilização moderna, tão importante como a descoberta da roda ou da prensa tipográfica”.

4 – Por que a potência do motor de um carro até hoje é medida em cavalos?

Certamente você já ouviu que tal motor ou carro tem tantos HP (horse power) ou tantos cavalos de potência. Essa forma de medir potência vem da Inglaterra e foi criada em 1768.

Nas minas de inglesas, os baldes cheios de carvão eram puxados para cima por cavalos a partir de um sistema de cordas e roldanas. James Watt, engenheiro inglês, inventou a máquina a vapor em 1768 e comparou a força de sua máquina com a força dos cavalos ao puxarem os baldes de carvão. Pronto! Sua máquina equivalia à força de quantos cavalos? Surgiu o HP.

Por Dr. Márcio Tolentino
Fotos: Reprodução/Pixabay e Pexels

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Projeto Calçada da Fama Vetnil eterniza nova estrela da temporada 2023, no Haras Raphaela

A cerimônia é realizada há 8 anos pela Vetnil no Haras Raphaela, em Tietê (SP); o vencedor, Onofre Vicente da Silva Neto, teve a melhor média com 16s437

Publicado

⠀em

Projeto Calçada da Fama Vetnil eterniza nova estrela da temporada 2023, no Haras Raphaela

Uma nova estrela foi eternizada na Calçada da Fama Vetnil, essa homenagem é reservada ao conjunto que alcançou a melhor média no Grand Prix Haras Raphaela 2023, atingindo um recorde de 16s437. “A Vetnil sente-se orgulhosa em poder efetivar essa homenagem, fruto de um trabalho impecável entre competidor e o animal em questão. É notável o empenho de todos os competidores e envolvidos nesse processo, nos últimos anos e, quem fez história em 2023, hoje conquista seu nome na Calçada da Fama, espaço dos grandes campeões”, informa a Gerente de Marketing Equinos da Vetnil, Maria Amélia Salviano.

“Na modalidade dos Tês Tambores, poucas honrarias são tão cobiçadas quanto uma estrela na Calçada da Fama Vetnil. Nessa cerimônia, homenageamos os grandes nomes do ciclo passado, sendo eles, competidores, animal e proprietários. Juntos, são a base para que que essa conquista seja de fato alcançada e muito comemorada”, acrescentou a Gerente.

A Vetnil, uma das empresas líderes em medicamentos e suplementos para equinos no Brasil, tem desempenhado um papel fundamental nesse reconhecimento. Como patrocinadora e apoiadora dos esportes equestres, compreende a importância de valorizar e celebrar os talentos que elevam o nome do Brasil nesse cenário. Além disso, ao homenagear os competidores de destaque, a Vetnil reafirma seu compromisso com o bem-estar e a saúde dos cavalos, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do esporte.

Para Onofre Vicente, o competidor que conquistou uma estrela no hall da fama da Calçada Vetnil, ter seu nome eternizado ali é um marco em sua trajetória. “Foram muitos anos de dedicação para chegar até aqui, minha paixão por cavalos e por esse mundo da competição fizeram com que eu encontrasse pessoas e parceiros que me ajudassem a conquistar essa vitória. Eu dedico esse momento a minha família que sempre me apoiou e hoje está aqui ao meu lado para receber essa homenagem”, comemorou o vencedor.

“É o momento de eternizar competidores, proprietários e animais que fazem história na prova de três tambores. É a nossa forma de reconhecer todos os envolvidos nesse processo que se preparam por anos para esse momento único de reconhecimento. É a consolidação da história do profissional que treina, compete e se prepara, assim como é também a trajetória do proprietário que investe e coloca toda sua paixão e expectativas no animal. Em nome do Haras Raphaela, agradeço a parceria com a Vetnil para a realização desse grande evento e aos participantes que nos ajudam a elevar o nível da competição”, orgulhou-se Filipe Fedozzi, gerente do Haras Raphaela.

Confira os homenageados da Calçada da Fama Vetnil

Melhor Média: 16s437
Competidor: Onofre Vicente da Silva Neto
Animal: Elcana 3 6 HRZ
Proprietário: Jorge Ismael de Biasi Filho (JBF Ranch)

Além da solenidade da Calçada da Fama, o evento também foi um marco para a inauguração da Casa Vetnil, novo espaço da empresa no Haras Raphaella. “Esse novo formato de estande é completamente planejado para atender confortavelmente os nossos clientes, parceiros e visitantes, oferecendo a melhor experiência do evento, com uma vista privilegiada da pista de competição. Esse é mais um projeto Vetnil pensado com muito carinho em prol dos nossos parceiros, em especial o Haras Raphaella, que está conosco há 8 anos e abraçou a ideia dessa construção”, informou Maria Amélia.

A valorização da equideocultura no geral faz parte da história da Vetnil, que tem como fundamento estar ao lado dos profissionais, investindo em capacitação, e colocando em evidência a importância da atuação no mercado.

Para mais informações, acesse o site vetnil.com.br e siga o perfil no Instagram @vetnilequinosoficial.

Por Divulgação/Assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação/Vetnil

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

CNMA lança a 9ª edição do evento e anuncia reality show inédito “Prato Brasil – do campo à mesa”

O evento ocorre nos dias 23 e 24 de outubro, com o tema “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”

Publicado

⠀em

CNMA lança a 9ª edição do evento e anuncia reality show inédito Prato Brasil - do campo à mesa

A 9ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) foi lançada na quinta-feira (07), em um almoço promovido no instituto de culinária Le Cordon Bleu, em São Paulo (SP). O encontro também foi marcado pelo anúncio das novidades do evento desse ano, como o reality show Prato Brasil – do campo à mesa.

Em parceria com a Band – por meio dos canais Terraviva, Sabor&Arte, Band News e Agromais –, o CNMA traz uma novidade inédita para sua nona edição: o reality show documental Prato Brasil – do campo à mesa, que destacará a diversidade regional brasileira, o caminho do alimento do campo à mesa e o protagonismo feminino no agronegócio.

Com um total de seis episódios, que contarão com a participação de mulheres que atuam direta ou indiretamente em diferentes segmentos do agro, o programa propõe uma competição culinária, com pratos e ingredientes típicos regionais.

Com uma eliminatória para cada região, gravadas na capital paulista, no Instituto Le Cordon Bleu – um dos mais prestigiados do mundo –, a grande final será disputada no encerramento do 2º dia do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado no Transamerica Expo Center, nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo.

A grande vencedora ganhará um curso no Instituto Le Cordon Bleu de Paris, incluído aéreo e hospedagem. As outras quatro finalistas também serão presenteadas com um curso na unidade da instituição em São Paulo.

“Estamos animados com a novidade para esta edição do CNMA, pois esse projeto contribuirá para dar mais visibilidade ao agronegócio, à participação da mulher no setor, à valorização da cultura gastronômica regional, promovendo uma maior aproximação com o consumidor”, destaca o diretor Geral do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcílio, que idealizou o Prato Brasil.

Parceiro da iniciativa, o diretor Comercial da NewCo, programadora e produtora da Band, Claudio Ferreira, conta que já acompanhava o crescimento da importância da mulher no agro e foi no CNMA do ano passado, ao visitar o evento, que constatou a sua grandiosidade. “Diante disso, surgiu a ideia de termos um estúdio no Congresso para falarmos com as mulheres sobre negócios, suas realidades e desafios. Mas, mais que isso, queríamos algo que impactasse e que homenageasse a cultura gastronômica regional. Foi assim que surgiu o Prato Brasil – do campo à mesa, um projeto que vai mostrar o que o agro oferece de melhor aos consumidores do Brasil e do mundo”, ressalta o executivo da Band.

Expectativa de novo recorde de público para 2024 e mais novidades

Para a edição de 2024 são esperadas 3.600 congressistas, novo recorde de público do CNMA, que se consolidou como o maior evento da América Latina voltado para mulheres do agro.

“Estamos sempre em busca de um formato diferente para surpreender e encantar nossas congressistas. Teremos uma arena master principal, que será transformada em outras três menores, as arenas do conhecimento, onde serão abordadas temáticas diversificadas e atrativas. As congressistas não precisarão se deslocar para acompanhar as palestras, que serão simultâneas e, por isso, silenciosas, com a volta da utilização de fones de ouvido”, detalha a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios, Renata Camargo, informando que além das arenas, a edição deste ano terá o Hub Técnico, espaço dedicado a conteúdos técnicos e científicos.

Renata cita ainda a 7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, realizado pela Bayer e a ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, e que permanece com a sua cerimônia de premiação no palco do Congresso marcada para 23 de outubro.

Embaixadoras do CNMA 2024

Outras novidades são as Embaixadoras desta edição e as Influenciadoras que levarão, ao longo de 2024, a mensagem do CNMA para todos os cantos do Brasil. Para este ano, a veterana Ani Sanders, agricultora no Piauí, atuante principalmente no setor de algodão, permanece como embaixadora pela região Nordeste ao lado da pecuarista em Mato Grosso do Sul Andressa Biata como Embaixadora para o Centro-Oeste; a produtora de mudas para citrus e cana-de-açúcar e pecuarista em São Paulo Carina Ayres pela região Sudeste; a pecuarista em Rondônia Carolina Brazil como Embaixadora da região Norte e a produtora de morangos no Rio Grande do Sul Vanessa Leonardi como Embaixadora representante da região Sul.

“As embaixadoras são sinônimo de diversidade, com atuações em regiões diferentes, realidades e atividades distintas, justamente porque assim é o CNMA: sinônimo de diversidade e inclusão”, ressalta Renata Camargo.

Para reforçar ainda mais o time, este ano o evento conta também com quatro influenciadoras: a comunicadora do agro Aretuza Negri, a engenheira agrônoma e consultora Alessandra Decicino, a produtora rural e advogada Cristiane Steinmetz e a jornalista, economista e consultora Roberta Paffaro.

Conselho de Conteúdo

Para trazer as tendências da indústria e promover uma curadoria multissetorial, o CNMA deste ano conta com um Conselho de Conteúdo composto pelo presidente da ABAG, Caio Carvalho; pelo presidente do conselho de administração da Fundepag e do Lide Agronegócios, Francisco Matturro; pela a diretora-executiva da ABAG, Gislaine Balbinot; pelo sócio-diretor da Biomarketing, José Luiz Tejon; pela representante regional da APEX Brasil, Márcia Nejaim; pela diretora de Comunicação da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Marina Mantovani; pela chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Paula Packer; pelo embaixador especial da FAO para as Cooperativas, Roberto Rodrigues; pela vice-presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tânia Zanella e pelo presidente da FAESP/SENAR e vice-presidente do Sebrae, Tirso Meirelles.

Mulher Agro brasileira como voz para o mundo

Com o tema “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, o CNMA 2024 tem como principal objetivo utilizar a força da voz das mulheres como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.

A temática foi pensada a partir da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, realizada no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca, e apresentada durante a 8ª edição do Congresso, em 2023. O levantamento trouxe dados que expõem a necessidade do setor de se unir e comunicar de forma mais assertiva todo o trabalho realizado no Brasil.

Por isso, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio promete ser palco da grande virada da percepção do agro brasileiro, direcionando sua voz para o mundo. “Nesse sentido, as mulheres do setor serão porta-vozes da realidade sustentável do País e da grande virada para o futuro que já começou. Com seus potenciais e características únicas, as mulheres são, de fato, capazes de mudar o mundo”, ressalta Tejon.

Inscrições abertas

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CNMA abriu as inscrições com um lote promocional do dia 8 de março, que segue com condições especiais até o fim do mês.

Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação/CNMA

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Geral

Interestadual do Cavalo Árabe é destaque da agenda desta semana

Eventos e provas equestres seguem a todo vapor em vários estados brasileiros, com participações de diversas raças

Publicado

⠀em

Interestadual do Cavalo Árabe é destaque da agenda desta semana

Chegamos na segunda semana de março e as provas e eventos equestres seguem agitando a agenda de todo o Brasil. Nesta semana, um dos grandes destaques da agenda é a 37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, que acontece junto com a Copa ABCCA de Três Tambores e Seis Balizas em Tatuí (SP).

Confira a agenda desta semana:

11 a 16/03

Potros de Ouro

Final Nacional do Laço Criador

Final Nacional do Crioulaço

Laço Família

Laço Prenda

Laço Jovem

Laço Proprietário

Freio do Proprietário

Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio – RS

13 a 15/03

Freio do Proprietário

Credenciadora Aberta

Credenciadora de Inéditos

Cabanha São Rafael – Balsa Nova – PR

13/03

4º Campeonato APQM 2024 – 1ª Etapa

CT Wily Laars – Irati – PR

13 a 17/03

14° Congresso Brasileiro, 14° Derby e 7° Copa dos Campeões de Vaquejada

Parque Rufina Borba – Bezerros – PE

Rodeio da Expo Umuarama 2024

Parque de Exposições – Umuarama – PR

14 a 16/03

3ª Etapa da VII Copa Guadalupe

Rancho NS Guadalupe – Barretos – SP

14 a 17/03

37ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe e Copa ABCCA de Três Tambores e Seis Balizas

Centro Hípico de Tatuí, Tatuí – 𝖲𝖯

3ª Grande Vaquejada Parque Cristo Rei

Parque Cristo Rei – Cachoerinha – PE

15/03

4º Campeonato APQM 2024 – 2ª Etapa

Ranch Sorting – Rei do Sul

CT Wily Laars – Irati – PR

15 e 16/03

Rodeio de Colorado 2024 – 1ª Semana

Parque de Exposições – Colorado – PR

4ª Etapa Circ. Vale do Tambor 2023/2024

Sindicato Rural – Taubaté – SP

4ª Copa Rancho Pais e Filhos

Rancho Pais e Filhos – Aragarças – GO

3ª Etapa do Campeonato ARQM 2023/2024

Jóquei C do Esp. Santo – Vila Velha – ES

1ª Etapa Campeonato Carajás 2024

Haras Quixabeira – Redenção – PA

15 a 17/03

III Etapa Caminhos do Marchador

Haras do Lay – Capim Branco – MG

Festa do Peão de Castro 2024

Parque de Exposições – Castro – PR

Frigomar Rodeo Festival MSTT

Arena Frigomar – Deodápolis – MS

16/03

I Cavalgada das Patroas – Centro Oeste Mineiro

Haras Mozer – Onça do Pitangui – MG

9ª Copa Nucave Resende Costa

Parque de Exposições Resende Costa – Resende Costa – MG

X Copa de Marcha de Gonçalves

Pousada Recanto da Paz – Gonçalves – MG

Copa de Marcha de Maniaçu

Parque Municipal de Maniaçu – Caetité – BA

Copa de Marcha de Itatiaiuçu-Circuito VAP

Parque de Exposições de Itatiaiuçu – Itatiaiuçu – MG

IX Copa de Marcha de João Pinheiro

Parque de Exposição – João Pinheiro – MG

II Copa de Marcha Especializada

Clube do Cavalo de Timóteo – Timóteo – MG

IV Copa de Marcha do Sul Fluminense

Haras Melf – Barra do Piraí – RJ

3ª Etapa do 1º Campeonato do Núcleo Quarto de Milha da Área 17

Haras Sulera – Bálsamo – SP

3º Etapa da 1º Copa 2M

Estancia São João – Campo Grande – MS

Copa RS de Ranch Sorting 2024 – 1ª Etapa

Ranchão Sertanejo – Descalvado – SP

Bolão entre Amigos Rancho 2T

Rancho 2T – Araruama – RJ

1ª Etapa do Circuito AICT 2024

TNE Ranch – Governador Valadares – MG

1ª Etapa do Circuito Nacional de Marcha de Muares 2024

Recinto de Exposições – Nazaré Paulista – SP

16 e 17/03

V Expo Telêmaco

Parque de Exposições – Telemaco Borba – PR

17/03

4º Etapa XXXVIII Campeonato Estadual RJQM- Ranch Sorting

Rancho Gabriela – Campos dos Goytacazes – RJ

3ª Edição Rancho 2K

Rancho 2K – Sta. Luzia Doeste – RO

Rodeio de Bastos 2024

Parque de Exposições – Bastos – SP

Por Heloisa Alves/Portal Cavalus
Foto: Divulgação/André Shiwa

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo