Cavalo é um dos principais personagens da história da cidade de São Paulo (SP)

A capital paulista comemora, nesta quarta-feira (25/01), 469 anos; Conheça as principais raças e associações equestres que nasceram na maior metrópole da América Latina

Da Proclamação da República do Brasil aos grandes monumentos, encontrados em importantes pontos turísticos, os cavalos ajudam a contar a história da cidade de São Paulo. A Terra da Garoa, como ficou conhecida, comemora neste dia 25 de janeiro 469 anos de fundação. A maior metrópole da América Latina é o principal centro econômico do país. Atualmente, a capital é a maior praça de processamento e distribuição de toda a produção agropecuária brasileira. A cidade também se destaca na criação e no desenvolvimento de raças equinas. Há quase cem anos, começavam a surgir em “Sampa” as primeiras entidades representativas de cavalos, que se tornaram as principais associações equestres do país.

Cavalo é um dos principais personagens da história da cidade de São Paulo (SP)

São Paulo também se destaca na criação e no desenvolvimento de raças equinas. Créditos: Divulgação/Jean Philippe Vasconcelos

Quem nunca ouviu falar ou esteve no Parque da Água Branca, para um evento equestre ou para visitar uma associação de raça? Denominado Parque Fernando Costa, foi idealizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), entidade representativa da agropecuária nacional. O parque começou a ser construído em 1905 e foi inaugurado em 1929. Tinha o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas e foi a casa de diversas associações de raças e palco das principais exposições equinas do país. Nos últimos anos, o parque passou por um processo de privatização e começou a ser gerido pela Reserva Paulista Administradora de Parques S.A, quando a maioria das associações deixou o local.

Cavalo é um dos principais personagens da história da cidade de São Paulo (SP)
Antiga sede do cavalo Quarto de Milha (ABQM) no Parque da Água Branca. Créditos: Divulgação/Jean Philippe Vasconcelos

Associações de raça presentes em São Paulo

Apesar de deixarem o Parque da Água Branca, as principais associações de raça ainda mantiveram suas sedes na cidade de São Paulo. São elas: Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (ABCPCC), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) – esta última ainda sediada no Parque da Água Branca –, Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão (ABCCB).

Cavalo é um dos principais personagens da história da cidade de São Paulo (SP)
Exposições do Cavalo Mangalarga (ABCCRM) no Parque da Água Branca. Créditos: Divulgação/ABCCRM

Outro ponto forte da equinocultura na cidade de São Paulo é o Jockey Club da cidade, com 147 anos de história, é considerado um dos principais do país, e palco de páreos que reúnem os melhores animais de Corrida do Brasil, gerando cerca de cinco mil empregos diretos e 20 mil indiretos. A indústria equestre da cidade de São Paulo contribui, significativamente, para o setor. Além dos eventos, leilões e associações de raça, a cidade abriga as principais lojas de artigos countries, casas de shows entre outros estabelecimentos comerciais do segmento, reforçando a importância da cidade para o setor. Um brinde especial a São Paulo pelos seus 469 anos de história e contribuição à Equinocultura!

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Divulgação/ABCCRM/ Jean Philippe Vasconcelos/Agência Cavalus

Leia mais notícias aqui.