Geral

Cavalos atuam em cenas do espetáculo Paixão de Cristo

Publicado

⠀em

Para o cristianismo, a sexta-feira santa é uma data especial

Todo mundo já ouviu falar na Paixão de Cristo, peça encenada em Nova Jerusalém, Pernambuco. Desde o dia 24 de março, até amanhã, dia 31, atores reproduzem nesse espetáculo os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. Você sabia que cavalos fazem parte de algumas cenas?

Sim, e ficam alojados no Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco. Os animais integram o espetáculo desde 1995. Ao todo, são seis cavalos que interagem com o elenco. Eles estão na cena do Fórum de Pilatos, quando adentram no cenário puxando a biga de Pilatos; no cortejo, conduzindo Jesus até o Calvário; e também no momento em que Cristo morre na cruz.

A ideia de introduzir os cavalos no espetáculo partiu do idealizador e construtor da cidade-teatro de Nova Jerusalém, Plínio Pacheco, há 23 anos. Coube ao veterinário Antônio Morotó, amigo de Plínio, conseguir um animal que tivesse as características necessárias para compor a cena. Morotó, que trabalha com cavalos há quatro décadas, comanda a equipe de cinco profissionais que lidam com os animais. O mais imponente, um animal de cor preta da raça Friesian, de origem holandesa, e outros dois cavalos Lusitanos, vêm de Atibaia, interior de São Paulo. Os demais são da raça Quarto de Milha da região Agreste de Pernambuco.

Os instrutores ensaiam diariamente o percurso com os animais. “Oito dias antes do início da temporada, os cavalos descansam da viagem, têm um contato com a equipe, conhecem o tom das vozes e sentem o cheiro de cada um dos condutores para criar uma relação de confiança. Após essa interação, eles fazem alguns passeios livres pela cidade-teatro antes de iniciar os ensaios com a biga e a formação do cortejo, repetidos à exaustão”, explicou o veterinário.

Atraindo hoje cerca de oito mil pessoas por ano, o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade-teatro de Nova Jerusalém.

Fonte: Por Fora das Pistas e G1 Caruaru

WordPress Ads
WordPress Ads