Cavalos são utilizados em sessões de Constelação Sistêmica

Segundo Eliane Rodrigues, criadora do método ACISC, o cavalo possui a capacidade de expressar sentimento internos humanos sem julgamentos

Os cavalos, assim como os golfinhos e as baleias, possuem neurônios espelhos que dão a eles a capacidade de fazer uma leitura interna dos pensamentos e sentimentos humanos, sendo assim capazes de externar sentimentos que muitas vezes não são reconhecidos pelo homem. Por isso, são muito utilizados em sessões de Constelações Sistêmicas, um método desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que consiste em estudar as emoções que os humanos acumulam, oriundas de suas famílias.

O Grupo Quírion desenvolvido pela terapeuta e consteladora familiar Eliane Rodrigues, criadora do método de Alinhamento e Capacitação em Intervenção Sistêmica com Cavalos (ACISC), realiza sessões da técnica utilizando equinos, pois segundo a especialista “ele escaneia uma pessoa cem vezes por minuto, e consegue fazer uma leitura interna da dos sentimentos do paciente”.

Cavalos são utilizados em sessões de Constelação Sistêmica
Cavalos possuem neurônios espelhos que dão a eles a capacidade de fazer uma leitura interna dos pensamentos e sentimentos humanos

Ainda de acordo com a especialista, o cavalo possui uma sensibilidade muito maior que os humanos, “por isso ele consegue expressar, na linguagem dele, tudo o que é guardado no nosso interior. Aí cabe a nós, terapeutas, através da etologia equina e da leitura corporal do cavalo, trabalhar essas emoções do paciente”, afirma.

Os cavalos, segundo Eliane Rodrigues, não fazem julgamentos dos sentimentos humanos, por isso, não sofrem, não sentem as emoções transmitidas nas sessões. “Ele nos mostra os sentimentos e já acaba ali naquele movimento”, ressalta.

Cavalos são utilizados em sessões de Constelação Sistêmica
Os cavalos não fazem julgamentos dos sentimentos humanos

Para que eles possam expressar todos os sentimentos, os cavalos são tratados o mais próximo possível do natural da raça. Não vivem em baias, ficam ao pasto em manada e não utilizam ferraduras. “Respeitamos o bem-estar deles, sem interferência, para que eles possam ser sempre cavalos”, afirma.

O Grupo Quírion aplica Constelações Sistêmicas em pessoas e empresas. Saiba mais clicando aqui.

Por Camila Pedroso . Redação Cavalus

Fotos: Divulgação / Grupo Quírion

Leia mais curiosidades aqui.