CBH divulga os campeões do ranking de Atrelagem 2017

Foram quatro etapas ao longo do ano que receberam os melhores da modalidade
Eduardo Schonburg conduzindo Sorro

Antes mesmo da Era Cristã, os homens já faziam uso intenso de carruagens leves puxadas por até quatro cavalos. Transformada em esporte equestre, a Atrelagem passou a ser cultivada por quem preserva a elegância e o charme de um tempo que não volta mais. E assim foi constituído o ranking brasileiro de Atrelagem pela CBH em 2011, dividindo as competições em provas de Adestramento e de Maneabilidade/Cones. Em 2017, no entanto, apenas a prova de Cones fez parte do ranking anual válido para a Confederação Brasileira de Hipismo. Foram quatro etapas distribuídas entre capital e interior paulista.

A largada aconteceu em março, no Clube de Campo de São Paulo. A Quinta da Baronesa, em Bragança Paulista, recebeu a segunda etapa. Em outubro foi a vez de o Helvétia Country Clube em Indaiatuba sediar a terceira etapa. O último desafio para definição dos campeões da temporada foi na Sociedade Hípica de Campinas, em novembro. Em jogo, títulos em seis categorias nas classes Singular, Parelha e Quadra.

Maestria de Julia conduzindo Poca e Hontas

A classe Singular tem a carruagem puxada por um cavalo apenas e competiram atletas nas categorias Mini-mirim, Amador, Iniciante, Master e Profissional.  Tomás Pedro, conduzindo Hontas, venceu na Mini-Mirim Pôneis com nove pontos e participação em três etapas. Na Amador, vitória de Ricardo Pedro, conduzindo Hera, que participando de todas as etapas somou 12 pontos. Na Iniciante, vitória foi de Eduardo Schonburg, que conduziu Sorro em todas as etapas e fechou o ranking com 18 pontos. Pela Profissional, vitória tranquila foi de Antônio Mariano de Souza, que conduzindo Jackpot Interagro participou das quatro etapas totalizando 22 pontos. Fechando a Singular, Anna Christina Garnett foi a melhor na Master, conduzindo Amoroso HI, terminou 2017 no topo do ranking com 19 pontos somados em três etapas.

Antonio com a super quadra Interagro: Demócrito,
Comanche, Crispim e Cagliostro

Na classe Parelha, são dois cavalos que puxam a carruagem e três categorias definiram os campeões. Na Infanto-Juvenil, a campeã do ranking brasileiro 2017 foi Julia Alvarenga, conduzindo os pôneis Poca e Hontas, somando nove pontos em três etapas. Na Profissional, a vitória foi Ana Carolina Borja de Almeida conduzindo Dandy e Lei, obtendo a maior pontuação de todo o ranking, 24 pontos somados ao longo das quatro etapas. Já na Master, o campeão foi Márcio Narezzim conduzindo Fantástico e Brilho SA, quando somou seis pontos em duas etapas.

Com quatro cavalos conduzindo a carruagem, a classe Quadra também tem os campeões do ranking 2017. O veterano Antônio Mariano de Souza faturou mais um título ao somar nove pontos em duas etapas na condução dos Lusitanos Demócrito, Comanche, Crispim e Cagliostro, todos sufixo Interagro.

A organização do campeonato é de Ana Carolina Borja de Almeida, diretora de Atrelagem da CBH, e Marina Suguimoto, os percursos foram assinados pela course designer e juíza Susana Reinhart. Segundo a Confederação, o campeonato contou com participação de cavalos de diferentes raças e portes, e reuniu mulheres e homens, desde crianças a cavaleiros e amazonas profissionais.

Fonte: Rute Araújo
Fotos: Heleno Clemente

Deixe um comentário