Evento aconteceu de 28 de agosto a 2 de setembro no Parque de Exposições da cidade
A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa realizou mais um grande evento semana passada. Foi a 25ª edição da Nacional da raça, que aconteceu em Caxambu/MG. O Pampa é uma raça que reúne animais de diversas raças que tenham como característica principal sua pelagem.
São aceitos para registro cavalos das raças Anglo-Árabe, Campeiro, Campolina, Crioulo, Mangalarga, Mangalarga Marchador e PSI, desde que obedecendo o critério de pintados. O animal deve ter pelo menos uma área de pelos brancos medindo em torno de 100cm².
O Parque de Exposições da cidade recebeu os entusiastas da raça para uma semana de importantes julgamentos, nas categorias Marcha Picaca, Marcha de Centro, Marcha Batida e Progressiva, além do Trote. A novidade fica por conta do julgamento em Marcha Cadenciada.
Provas em várias modalidades também foram realizadas. A semana que reuniu criadores, proprietários, expositores, competidores e cavalos de todo o Brasil contou ainda com atrações musicais, leilões de embriões e coberturas.
São 25 anos de formação da ABCPampa e o presidente Alexandre Todeschini Pires se diz feliz com o balanço do evento. “Foram cerca de 600 animais coloridos nas pistas de julgamento de marcha, morfologia, esportes e nos leilões”. No encerramento do evento, houve o tradicional desfile dos campeões Nacionais Machos e Fêmeas adultos.
No Brasil, não há registro de uma data precisa da primeira introdução de animais pampas. Acredita-se que a pelagem foi introduzida através de alguns poucos cavalos de origem bérbere, trazidos pelos colonizadores portugueses e, principalmente, pelos cavalos holandeses, quando da invasão de Pernambuco.
A característica funcional ‘marcha’ qualifica o cavalo Pampa nacional como um equino ideal para o lazer – passeios, turismo equestre, cavalgadas, enduros de regularidade.
Fonte: Site Oficial ABCPampa