Classificatória ao Freio de Ouro seleciona mais 12 exemplares à final

Primeira colocação entre as fêmeas ficou com égua de criatório de Panambi enquanto nos machos a liderança foi de cavalo de parceria de cabanhas de Gravataí e Rolante

Durante mais uma classificatória para a grande final do Freio de Ouro, -realizada de quinta-feira (16) até o domingo (19), em Esteio\RS -, foram selecionados 12 conjuntos. Deste total, oito são de machos e quatro de fêmeas, exemplares que, sobretudo, enfrentaram as mais diversas adversidades climáticas ao longo de toda a classificatória no Parque de Exposições Assis Brasil.

Conforme o que foi divulgado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), as disputas da classificatória foram acirradas. Tanto que nas fêmeas quatro conjuntos de exemplares da raça atingiram os 18 pontos necessários para a classificação à final.

No entanto, o primeiro lugar da prova ficou com a égua Divindad 42 Nobrado, da Cabanha da Figueira, de Panambi/RS. O animal foi montada pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira.

Depois, nos machos, a primeira colocação ficou com o cavalo Monarca da Dom Manoel, de parceria da Cabanha Dom Manoel, de Gravataí/RS, e da Estância Liberdade, de Rolante/RS. O macho foi montada pelo ginete Jardel Finkenauer Pereira.

Freio de Ouro – Monarca da Dom Manoel – Foto: Divulgação/ABCCC/Felipe Ulbrich

Exemplares de destaque

Ainda de acordo com a ABCCC, a égua vencedora, montada por Fábio Teixeira da Silveira, liderou boa parte das provas funcionais. Contudo, ela chegou a perder a primeira colocação durante a Bayard-Sarmento, mas reconquistou a ponta na prova final de Campo.

“Trabalhamos para ter uma boa apresentação e quando dá certo ficamos felizes. Esta égua está há seis meses comigo é gosto muito dela pelo seu temperamento, muito dócil, e vai se encaminhando muito bem”, salientou o ginete.

Nos machos, o cavalo assumiu a ponta entre os demais exemplares a partir da primeira etapa funcional na sexta-feira (17) e desde lá não largou mais a ponta. Emocionado, Jardel Finkenauer Pereira agradeceu toda a equipe de trabalho.

Afinal, recuperou o animal de uma rachadura no casco a tempo de estar em condições para a classificatória ao Freio de Ouro. Aliás, inclusive conquistando a maior pontuação desta seletiva entre todos os conjuntos concorrentes nas duas categorias.

“Este cavalo é, sem dúvidas, um fenômeno, é muito bom. Este ano comecei a correr com o cavalo e vem sendo gratificante”, destacou.

Freio de Ouro – Divindad 42 Nombrado – Foto: Divulgação/ABCCC/Felipe Ulbrich

Protocolos sanitários

Ademais, mais uma vez os protocolos sanitários para a realização das etapas de seleção da raça Crioula tiveram êxito em sua execução, de acordo com o presidente da ABCCC, Francisco Fleck.

“Fizemos uma pausa de duas semanas em respeito à segurança de todos. Todas as autoridades estão muito contentes com a maneira que todos os protocolos estão sendo propostos. Queremos proporcionar aos que estão trabalhando que possam cumprir com sua obrigação com toda a segurança possível”.

Por fim, a seletiva foi avaliada pelos trios de jurados compostos por Fábio Muricy Camargo, Luis Rodolfo Machado e Otávio de Aragão Oliveira, na categoria fêmeas, e João Francisco Silveira da Silveira, Leonardo Alberton Ardenghy e Rodrigo Albuquerque Py, na categoria machos.

Confira os classificados

FÊMEAS

1º: DIVINDAD 42 NOMBRADO e FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA – 19,619
2º: SANTA ALICE ORGULHOSA e FERNANDO ANDRIGHETTI – 19,203
3°: CRUZADA DO PURUNÃ e MILTON IVAN PEREIRA CASTRO – 19,125
4º: ESPERANÇA DA CORONILHA e LUIS GUSTAVO RODRIGUES RUAS – 18,754

MACHOS

1º: MONARCA DA DOM MANOEL e JARDEL FINKENAUER PEREIRA – 21,004
2º: CASTELHANO DO VELHO MATTE e DANIEL MARTINS – 19,951
3º: VIRAGRO MONTEFUSCO e DANIEL WAIHRICH MARIM TEIXEIRA – 19,741
4°: MASCARADO DE SÃO CRISTÓVÃO e FABIO TEIXEIRA DA SILVEIRA – 19,103
5º: MARIA BASSA DE REPENTE e LUIS GUSTAVO RODRIGUES RUAS – 18,812
6º: CONTRAPONTO CALA BASSA e RICARDO GIGENA WREGE – 18,402
7°: JAZZ DA ILHA DA FEITORIA e FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA – 18,238
8º: QUICIO TUPAMBAÉ e GUSTAVO LOUREIRO DE SOUZA DELABARY – 18,150

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Deixe um comentário